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Pós-Graduação ENSP discute critérios de avaliação da Capes

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Publicado em:11/07/2016
Pós-Graduação ENSP discute critérios de avaliação da CapesA ENSP, dando continuidade ao debate acerca do sistema de avaliação da Pós-Graduação praticado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realizará encontro a fim de tratar de seus avanços, limites e possibilidades. Para tanto, receberá os professores Maurício Barreto e Guilherme Werneck, ambos pesquisadores da área da saúde coletiva e críticos do atual sistema de avaliação. O evento, proposto pelos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública e de Epidemiologia em Saúde Pública, em parceria com a Vice-Direção de Ensino da Escola, tem por objetivo ampliar a discussão dos processos de avaliação da Capes, com foco no credenciamento do próximo quadriênio 2017-2020. Vale ressaltar que a ENSP e seus pesquisadores, há algum tempo, vêm propondo debates do modelo de avaliação, participando ativamente de reuniões e construindo documentos conjuntos na busca por um modelo de avaliação mais comprometido com a diversidade, o diálogo interdisciplinar e a qualidade do ensino em saúde. O encontro, marcado para 12/7, às 9h no auditório térreo da ENSP, será aberto ao público e especialmente voltado para alunos e professores da Pós-Graduação.
 
A mesa-redonda, intitulada O Sistema de Avaliação da Pós-Graduação no Brasil: avanços, limites e possibilidades insere-se no esforço de promover a reflexão com os docentes e alunos da comunidade ENSP sobre as características e desafios do sistema atual de avaliação do país, que influenciam de forma contundente no trabalho das organizações.
 
A ENSP elaborou documento com críticas e reivindicações de mudança ao atual sistema de avaliação praticado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o apresentou durante o Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, realizado no mês de junho em Florianópolis. Além disso, o fórum teve como resultado uma carta, endereçada aos coordenadores da área de Saúde Coletiva da Capes, que sugere demandas e propostas a serem aplicadas na avaliação deste quadriênio (2013-2016) e trazem subsídios para também pensar o próximo (2017-2020). Os documentos abordam as mais prementes questões sobre a avaliação e ainda fazem críticas no que se refere ao enquadramento dos eixos estruturantes da área da Saúde Coletiva. Ambos podem ser conferidos aqui:
 
 
Veja também a entrevista:

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