Busca do site
menu

Prepara Nem!: aula inaugural na ENSP acontece em 6 de julho

ícone facebook
Publicado em:05/07/2016
O curso Prepara, Nem! - preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), destinado à população LGBT moradora de favelas do Rio de Janeiro – terá início em 6/6, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Para a aula inaugural, foi convidada a psicóloga e ativista brasileira Jaqueline Gomes de Jesus, que ministrará a palestra Quem não sabe pode aprender. A atividade, aberta ao público, está marcada para as 14h, no salão internacional da ENSP e faz parte de uma parceria da Escola com a UFRJ, o Grupo Conexão G de Cidadania LGBT de Favelas, além de contar com o apoio da Unesco e da Pesquisa Divas. As aulas do Prepara, Nem! na ENSP são gratuitas, as participantes usarão crachás com seus nomes sociais, e o curso será ministrado por alunos da ENSP e UFRJ, que farão estágio docente neste projeto de extensão pioneiro.
 
“Com essa ação, pessoas Trans, Travestis, Lésbicas, Gays e Bissexuais em situação de vulnerabilidade social, estudarão em uma das maiores e melhores instituições de Saúde Pública da América Latina. Assim, a ENSP mostra todo seu pioneirismo ao abrir as portas para lutar contra o preconceito existente em nossa sociedade”, comentou Monica Malta, pesquisadora da Escola e coordenadora da Pesquisa Divas - Diversidade e Valorização da Saúde, dizendo ainda que o curso dado pela Escola surgiu a partir de uma demanda feita por lideranças e representantes de ONGs que participam da pesquisa Divas.
 
Ainda segundo Mônica, a partir desse primeiro movimento, começou também a ser pensado um Plano de Sensibilização, Acolhimento e Respeito à População LGBT da ENSP.  Uma reunião de sensibilização já foi realizada na ENSP, em que foram abordadas diversas questões; entre elas, a importância de respeitar a identidade de gênero das alunas referente a aspectos importantes, como utilização do nome social e uso do banheiro. "A Escola é a primeira unidade da Fiocruz a realizar essa atividade, que faz parte de ampla gama de ações voltadas para favorecer o acolhimento, inserção e permanência da comunidade LGBT na ENSP e na Fundação em sua totalidade", explicou Monica. Ela destacou também que, em parceria com a Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, a sensibilização será compartilhada com as demais unidades da Fiocruz, buscando, assim, tornar toda a Fundação mais acolhedores, inclusiva e adequada à comunidade LGBT. 
 

A palestrante convidada, Jaqueline Gomes de Jesus, é psicóloga com doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (UnB) e conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal. Professora em diferentes instituições de ensino superior, pesquisa trabalho e identidade, gestão da diversidade e movimentos sociais, tendo diversas publicações na área. É militante em direitos humanos, foi presidente de diferentes ONGs LGBT e coordenadora do Centro de Convivência Negra da UnB. Jaqueline é engajada nos estudos de gênero e feministas, é uma das referências nacionais do transfeminismo, área pioneira do feminismo que critica a ideia de que o gênero é definido pelo sexo biológico. Além disso, também é autora de Aurélia- A Dicionária da Língua Afiada - o primeiro dicionário gay do Brasil, que apresenta palavras e expressões utilizadas no universo dos gays, lésbicas e simpatizantes. Além dos verbetes colhidos em todas as regiões do Brasil, o livro traz a classificação formal utilizada pelos dicionários convencionais (substantivos, adjetivos, advérbios etc), e a origem geográfica dos vocábulos e expressões.

 

Prepara Nem!: aula inaugural na ENSP acontece em 6 de julho

 


Seções Relacionadas:
Ensino Pesquisa

Nenhum comentário para: Prepara Nem!: aula inaugural na ENSP acontece em 6 de julho