Busca do site
menu

Estudo aborda perfil de saúde dos moradores de Manguinhos

ícone facebook
Publicado em:27/06/2016
Estudo aborda perfil de saúde dos moradores de ManguinhosFamílias com menor renda per capita, residindo em imóvel próprio e com idosos em sua composição têm mais chance de estar cadastradas na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Esse é um dos resultados da tese de Renata dos Santos Rabello, aluna do doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP sob orientação do pesquisador Cláudio José Struchiner. O trabalho teve como objetivo descrever o perfil social e de saúde dos moradores de Manguinhos, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, participantes do Inquérito sobre Condições de Vida e Utilização dos Serviços de Saúde, realizado em 2012, coordenado pela pesquisadora Marília Sá Carvalho e financiado pelo Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP/Fiocruz). “Ao comparar os dados do inquérito com o banco do Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab), constatou-se não estarem cadastrados 18% dos domicílios”, apontou a aluna.
 
De acordo com a pesquisa, a constante migração de famílias dentro e fora do território estudado precisa ser avaliada pelos serviços de saúde para alcançar a cobertura ampliada e garantir o acesso dessa população à atenção primária. 
 
Outro fator importante é o fato de os profissionais inseridos na ESF precisarem utilizar as informações produzidas pelo Siab para apoiar o planejamento e a avaliação das atividades e ações de saúde produzidas no território, a fim de transformar a situação local. “Os espaços de educação permanente assumem papel importante para a realização de atividades de sensibilização e treinamento na intenção do preenchimento adequado e uso constante dessas informações.”
 
A aluna critica o Siab por ele pouco contribuir para a avaliação dos serviços de atenção primária, pois se restringe ao preenchimento de fichas de cadastro e elaboração de relatórios, não conseguindo ser um instrumento de reorganização das práticas de trabalho. “Apesar das práticas de saúde no enfoque da ESF pertencerem à família, os domicílios assumem um protagonismo dentro do Siab, uma vez que os dados obtidos nas fichas estão vinculados diretamente a eles. O cadastro na ESF pertence ao domicílio, respeitando o princípio da territorialização e divisão das microáreas para as equipes de saúde da família que atuarão especificamente em cada uma delas”, explicou Renata.
 
Segundo a aluna, a tese pretende expor propostas a fim de deslocar as famílias para o centro da atenção primária, pois as informações de saúde precisam estar vinculadas a elas, e não a seus domicílios, que podem receber novas famílias a qualquer momento.
 
Renata dos Santos Rabello é especialista em Saúde Pública e mestre em Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública. Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, tem experiência na área de Epidemiologia, desenvolvimento de inquéritos de Saúde, Atenção Primária em Saúde, Tuberculose, e Geoprocessamento com ênfase em doenças infecciosas e saúde coletiva. Sua tese, intitulada Estratégia Saúde da Família: sistema de informações e fatores associados ao cadastramento em inquérito de saúde em uma comunidade do Rio de Janeiro, foi defendida em abril de 2016.
 

Seções Relacionadas:
Defesas ENSP Pesquisa

Nenhum comentário para: Estudo aborda perfil de saúde dos moradores de Manguinhos