Busca do site
menu

Programa de Bioética debate o fim da vida e os desafios do cuidado

ícone facebook
Publicado em:21/06/2016
Programa de Bioética debate o fim da vida e os desafios do cuidadoO Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, em parceria com o Núcleo de Bioética e Ética Aplicada (Nubea) da UFRJ, realizará um grande encontro para debater a questão do fim da vida e os desafios do cuidado. A discussão está marcada para os dias 28 e 29 de junho, acontecerá no auditório do Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira da UFRJ e os interessados em participar devem se inscrever, pois as vagas são limitadas. O encontro terá uma conferência de abertura e três mesas-redondas que giram tem torno da temática central. 
 
Segundo o coordenador geral do PPGBIOS e pesquisador da ENSP, Sergio Rego, o evento insere-se no esforço que tem sido realizado no sentido de apoiar a criação de comissões de bioética hospitalar e estimular que a reflexão e discussão ética seja parte das decisões rotineiras no cuidado em saúde. Assim, disse Sergio, “o Nubea/UFRJ e o PPGBIOS abordarão o fim da vida em suas múltiplas dimensões, que podem ser distinguidas, mas não separadas: ética, legal, técnica e administrativa”. 
 
O Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira fica localizado na Ilha do Fundão, sala 1 e 2 da pós-graduação (ao lado do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho)
 
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (3938-4815 - Sra. Barbara) ou pessoalmente. Certificados serão emitidos para quem obtiver 75% de frequência. 
 
Dia 28/6
Conferência de abertura Bioética, fim da vida e as comissões de bioética hospitalar: 9h
Mesa-redonda Aspectos jurídicos, filosóficos e tecnológicos do fim de vida: 10h
Mesa-redonda Fim de vida em situações especiais: limites da autonomia: 13h30
 
Dia 29/6
Mesa redonda Cuidados do fim de vida: 10h  
 
Programa de Bioética debate o fim da vida e os desafios do cuidado

 


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Ensino

Nenhum comentário para: Programa de Bioética debate o fim da vida e os desafios do cuidado