Busca do site
menu

Conass e Conasems pedem que Ministério da Saúde diga não à pulverização aérea de agrotóxicos

ícone facebook
Publicado em:20/06/2016
Conass e Conasems pedem que Ministério da Saúde diga não à pulverização aérea de agrotóxicosO Senado Federal aprovou, em 31 de maio de 2016, o Projeto de Lei de Conversão n. 9/2016, enviado para sanção presidencial. O projeto dispõe sobre a adoção de medidas de vigilância em saúde quando verificada situação de iminente perigo à saúde pública pela presença do mosquito transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika, tendo contemplado, entre outras questões, inciso que propõe a utilização de aeronaves para dispersão de inseticidas para o controle vetorial. O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) enviaram - em 8 de junho - um ofício conjunto solicitando ao Ministério da Saúde que recomende o veto presidencial ao inciso que incluiu esta proposta no projeto. A Fiocruz também ja se posicionou completamente contra a proposta - através de ofício - reforçando que a medida é ineficaz na eliminação de vetores, trazendo elevado perigo à saúde humana e ao meio ambiente. Em entrevista exclusiva a 'ENSP TV', o pesquisador da Luiz Claudio Meirelles falou sobre o assunto.

Os gestores estaduais e municipais de saúde entendem que os riscos envolvidos se sobrepõem aos eventuais benefícios, com potencial ameaça à saúde das pessoas e ao meio ambiente. Além disso, o habitat predominante das fêmeas adultas do Aedes aegypti é intradomiciliar, o que não justifica a pulverização aérea.

Clique aqui e leia na íntegra do ofício entregue ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros. 

Em ação conjunta, ambos os conselhos e diversas associações e organizações estão mobilizadas em mostrar o erro de tal opção. Para tal, convocam a sociedade a participar de uma petição on-line para provocar à Presidência da República a não aprovar tal medida.

Clique aqui, assine e divulgue.

Fonte: Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Conass e Conasems pedem que Ministério da Saúde diga não à pulverização aérea de agrotóxicos