Busca do site
menu

Defesa do direito das pessoas privadas de liberdade à saúde em debate no Ceensp

ícone facebook
Publicado em:21/06/2016
Defesa do direito das pessoas privadas de liberdade à saúde em debate no CeenspNa quarta-feira, 22 de junho, a 7ª edição do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP em 2016 abordará A defesa do direito das pessoas privadas de liberdade à saúde: o papel do Ministério Público. O encontro terá a participação Érica Puppim, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Bernard Larouzé, professor da Sorbonne Universités de Paris, além das pesquisadoras da ENSP Maria Cecília Minayo e Alexandra Sanches. A sessão promoverá o lançamento do número temático da Revista Ciência & Saúde Coletiva, da Abrasco, sobre saúde nas prisões. O Ceensp, marcado para as 14 horas, no salão internacional da ENSP, será coordenado pela pesquisadora Maria do Carmo Leal (ENSP/Fiocruz). A atividade, aberta aos interessados, não necessita de inscrição prévia.

"Teremos um conjunto de atividades no Ceensp desta quarta-feira. Além do debate com os convidados sobre as pessoas privadas de liberdade, haverá a celebração do lançamento de um número temático da Ciência & Saúde Coletiva, da Abrasco, sobre saúde nas prisões, que reúne artigos de vários países a respeito da realidade da vida nas prisões, como também muitos artigos referentes à situação brasileira, incluindo alguns estudos no âmbito do projeto de pesquisa Saúde Materno Infantil nas Prisões Brasileiras, financiado pelo Inova ENSP. Portanto, é, ainda, uma prestação de contas do edital Inova ENSP, o qual tem como temática a saude nas prisões em diferentes contextos nacionais", destacou a pesquisadora Maria do Carmo Leal.

O Centro de Estudos em 2016

O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos retomou suas atividades em 2016 debatendo o Estado da arte sobre a epidemia do Zika vírus: o que já sabemos e o que ainda precisamos saber, com participação do diretor da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Rivaldo Venâncio da Cunha, da pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Maria Elizabeth Lopes Moreira e da pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Patricia Carvalho de Serqueira.

O segundo encontro do ano, que reforçou a atuação da Escola em relação à epidemia, abordou o tema Zika: a ética em pesquisas e em questões de gênero, com participação do coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Jorge Venâncio, e da pesquisadora da Universidade de Brasília Débora Diniz.

O Cenário atual das políticas de saúde no Brasil pautou o terceiro Ceensp de 2016. A atividade foi coordenada pelo pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP (DCS) Nilson do Rosário Costa e recebeu como palestrantes Ligia Bahia, do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ (Nesc), e Mario Roberto Dal Poz, do Instituto de Medicina Social da Uerj.

O quarto Ceensp do ano debateu A atuação das vigilâncias do campo da saúde nas Olimpíadas de 2016. A atividade contou com a presença de Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Arnaldo Lassance, subsecretário de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa/RJ), e Rodolfo Nunes, representando a Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A atividade foi coordenada por Vera Pepe, responsável pelo Cecovisa.

Resíduos de agrotóxicos nos alimentos e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) foi o tema da quinta sessão do Ceensp em 2016. A atividade teve participação da Diretora da Secretaria Executiva da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, Patricia Chaves Gentil, do produtor de alimentos orgânicos Alcimar Espírito Santo e do pesquisador Luiz Claudio Meirelles (ENSP/Fiocruz). O diretor da ENSP, Hermano Castro, coordenou o evento.

O sexto Centro de Estudos de 2016 debateu As perspectivas e desafios da resistência microbiana. A atividade contou com a participação da professora da Faculdade de Medicina/UFRJ e representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) Carmem Lucia Pessoa da Silva, o gerente-geral de Tecnologia em Serviços de Saúde da Anvisa, Diogo Penha Soares, e a pesquisadora do Instituto Oswaldo Criz (IOC/Fiocruz) Marise Dutra Asensi. O Ceensp foi coordenado pela pesquisadora da ENSP Lenice Gnocchi da Costa Reis. 

Defesa do direito das pessoas privadas de liberdade à saúde em debate no Ceensp

 


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Defesa do direito das pessoas privadas de liberdade à saúde em debate no Ceensp