Busca do site
menu

DSSA Debate: evento discute uso de telhados verdes, no mês do meio ambiente

ícone facebook
Publicado em:06/06/2016

DSSA Debate: evento discute uso de telhados verdes, no mês do meio ambienteO Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP) promove, nesta terça-feira, 7 de junho, o debate: Telhados Verdes na Atenuação de Enchentes e Melhoria do Conforto Térmico em Edificações. O evento faz parte das atividades do mês do meio ambiente, em que a ENSP abre suas portas para debater temas como as cidades, as mudanças climáticas e os impactos da ação do ser humano na natureza e as consquências para a saúde da população, e terá como palestrantres o pesquisador Renato Castiglia (DSSA) e Sylvia Meimaridou Rola, diretora adjunto de extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A atividade é aberta ao público. Confira a programação completa do Mês do Meio Ambiente na ENSP.

O telhado verde baseia-se numa tecnologia é bem simples, que consiste basicamente na utilização de recipientes com plantas no topo das residências visando reduzir a temperatura interna do ambiente. As plantas no telhado reduzem as ilhas de calor, típicas dos centros urbanos, porque minimizam a troca térmica da casa com o ambiente. Além de proporcionar economia de energia, as plantas retêm água, podendo conter a quantidade de chuvas que chegam ao solo e, consequentemente, reduzir o risco de enchentes.

Confira o currículo da professora Sylvia Meimaridou Rola

Curta na ENSP adiado

Como parte da programação do mês do meio ambiente, estão previstas exibições de curta-metragens de temática ambiental, com debates com seus realizadores. A sessão do filme Treliça, sobre da siderúrgica TKCSA, cuja atividade vem impactando na vida de moradores do entorno da Baia de Sepetiba, precisou ser adiada para quinta-feira, dia 9. O curta, de Neto de Oliveira, será exibido ao livre, na portaria principal da ENSP, no mesmo local onde ocorre a Feira Agroecológica e o projeto Livro em movimento

Veja abaixo a programação completa do mês do meio ambiente, na ENSP

7 de junho - DSSA Debate
Telhados Verdes na Atenuação de Enchentes e Melhoria do Conforto Térmico em Edificações
9h30 às 12 horas
Local: Salão Internacional
 
 
9 de junho - Curta na ENSP
 
Treliça (2015), de Neto de Oliveira
 
Há dez anos, moradores de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, enfrentam as consequências da instalação da ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico - TKCSA. Os moradores da região, vivendo à margem da cidade maravilhosa, sofrem o adoecimento e a interrupção do seu modo de vida após a chegada da maior siderúrgica da América Latina. O documentário Treliça, filmado em 2015, traz imagens e histórias de um Rio de Janeiro invisível nos cartões postais e nas propagandas dos megaeventos esportivos. O filme traz depoimentos de quem teve sua vida relegada ao pó em nome de um modelo de desenvolvimento predatório. É um convite a nos entrelaçarmos à busca por justiça.
12 horas
Local: portaria principal da ENSP
 
9 de junho - Espaço Aberto
Oficina do Imaginário
Feira Agroecológica Josué de Castro
Livro em Movimento
Campanha de arrecadação de miniaturas de itens de higiene
Programação musical
9 às 14 horas
Local: Pátio da ENSP
 
13 a 17 de junho - Campanha do Desapego (Cesteh)
 
16 de junho - DSSA Debate
Limitações e Incertezas em Estudos de Impacto Ambiental: consequências sobre a saúde e o ambiente
13 às 16 horas
Local: Salão Internacional
 
 
23 de junho - Curta na ENSP
 
15 de junho - Curta na ENSP
A Chapada do Apodi, Morte e Vida (2013), de Tiago Carvalho e Artur Frazão
 
Localizada na divisa entre Ceará e Rio Grande do Norte. Em 1989, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) implementou um projeto de irrigação no lado cearense. A área foi ocupada por grandes empresas de fruticultura, desarticulando a produção de milhares de pequenos agricultores. Em 2013, um projeto semelhante estava prestes a chegar ao lado potiguar da chapada, o que viria posteriormente a ameaçar 6 mil agricultores familiares.
10 horas
Local: portaria principal da ENSP
 
23 de junho - Feira em Festa
Festa junina na Feira Agroecológica Josué de Castro
9 às 14 horas
Local: Pátio da ENSP
 
30 de junho - DSSA Debate
Cidade, Saneamento e Saúde
13 às 16 horas
Local: Salão Internacional

 


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: DSSA Debate: evento discute uso de telhados verdes, no mês do meio ambiente