Busca do site
menu

Ceensp propõe reflexão sobre as perspectivas e desafios da resistência microbiana

ícone facebook
Publicado em:07/06/2016
Na quarta-feira, dia 8 de junho, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp) receberá a professora da Faculdade de Medicina/UFRJ e representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) Carmem Lucia Pessoa da Silva, o gerente-geral de Tecnologia em Serviços de Saúde da Anvisa, Diogo Penha Soares, e a pesquisadora do Instituto Oswaldo Criz (IOC/Fiocruz) Marise Dutra Asensi para debater as perspectivas e desafios da resistência microbiana. O evento está marcado para as 14 horas e terá a coordenação da pesquisadora da ENSP Lenice Gnocchi da Costa Reis. O Ceensp é aberto ao público e não necessita de inscrição prévia.

Na opinião da coordenadora da atividade, a resistência microbiana é um problema grave de Saúde Pública e constitui-se em preocupação no mundo inteiro. O enfrentamento dessa questão não é simples, exige esforço conjunto de vários atores e articulação de ações de distintas naturezas. “Esperamos trazer um panorama mais global da situação, com a exposição da Dra. Carmem Lúcia Pessoa da Silva, que é coordenadora do Sistema Global de Vigilância de Resistência aos Antimicrobianos, da OMS; apresentar os esforços e desafios do país, com a exposição do Dr. Diogo Penha Soares, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e, ainda, a colaboração da área de laboratórios, aspecto a ser apresentado pela Dra. Marise Dutra Asensi, do Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar do Instituto Oswaldo Cruz", detalhou.

Ceensp

O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP é um importante espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm a Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. O objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia. O Ceensp é um componente estratégico para a formação dos alunos, destinado a circulação de ideias e de diálogo com os diversos setores da saúde pública.

Ceensp propõe reflexão sobre as perspectivas e desafios da resistência microbiana
 
O Centro de Estudos em 2016
 
O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos retomou suas atividades em 2016 debatendo o Estado da arte sobre a epidemia do Zika vírus: o que já sabemos e o que ainda precisamos saber, com participação do diretor da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Rivaldo Venâncio da Cunha, da pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Maria Elizabeth Lopes Moreira e da pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Patricia Carvalho de Serqueira.
 
O segundo encontro do ano, que reforçou a atuação da Escola em relação à epidemia, abordou o tema Zika: a ética em pesquisas e em questões de gênero, com participação do coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Jorge Venâncio, e da pesquisadora da Universidade de Brasília Débora Diniz.
 
O Cenário atual das políticas de saúde no Brasil pautou o terceiro Ceensp de 2016. A atividade foi coordenada pelo pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP (DCS) Nilson do Rosário Costa e recebeu como palestrantes Ligia Bahia, do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ (Nesc), e Mario Roberto Dal Poz, do Instituto de Medicina Social da Uerj.
 
O quarto Ceensp do ano debateu A atuação das vigilâncias do campo da saúde nas Olimpíadas de 2016. A atividade contou com a presença de Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Arnaldo Lassance, subsecretário de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa/RJ), e Rodolfo Nunes, representando a Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A atividade foi coordenada por Vera Pepe, responsável pelo Cecovisa. 
 
Resíduos de agrotóxicos nos alimentos e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) foi o tema da quinta sessão do Ceensp em 2016. A atividade teve participação da Diretora da Secretaria Executiva da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, Patricia Chaves Gentil, do produtor de alimentos orgânicos Alcimar Espírito Santo e do pesquisador Luiz Claudio Meirelles (ENSP/Fiocruz). O diretor da ENSP, Hermano Castro, coordenou o evento.

Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Ceensp propõe reflexão sobre as perspectivas e desafios da resistência microbiana