Busca do site
menu

Debates, filmes e festa junina no mês do meio ambiente na ENSP

ícone facebook
Publicado em:03/06/2016

A um primeiro olhar, o mês de junho pode não combinar muito com meio ambiente, afinal, em que pese a lamúria dos saudosistas, os balões que sobem aos céus para os festejos juninos provocam queimadas e destruição. Os festejos de São João, porém, são também ocasião de se celebrar as tradições populares e a cultura dos povos ligados ao cultivo cuidadoso da terra. É por isso que, na ENSP, entre quitudes e ao som da sanfona, também serão promovidos debates sobre os temas ambientais mais urgentes. Além das discussões, a programação, que se estenderá por todo o mês, contará com uma mostra de curta-metragens, feira agroecológica, música e, como ninguém é de ferro, uma festa junina. Confira a programação.

Debates, filmes e festa junina no mês do meio ambiente na ENSP

O curta-metragem Treliça, sobre os danos que a siderúrgica TKCSA vem causando no entorno da Baia de Sepetiba, no Rio de Janeiro, abre a série de eventos. Além dessa exibição, haverá uma conversa com o diretor Neto de Oliveira. No dia 7/6, o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP) promoverá um debate sobre o uso de telhados verdes para atenuar enchentes e diminuir o calor em prédios e casas. Ainda na primeira semana, haverá a exibição de mais um curta com temática ambiental e a realização da já tradicional feira agroecológica, com Oficina do Imaginário, o projeto Livro em Movimento e música.

Confira, a seguir, a programação completa do mês do meio ambiente na ENSP:

6 de junho - Curta na ENSP

Treliça (2015), de Neto de Oliveira

Há dez anos, moradores de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, enfrentam as consequências da instalação da ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico - TKCSA. Os moradores da região, vivendo à margem da cidade maravilhosa, sofrem o adoecimento e a interrupção do seu modo de vida após a chegada da maior siderúrgica da América Latina. O documentário Treliça, filmado em 2015, traz imagens e histórias de um Rio de Janeiro invisível nos cartões postais e nas propagandas dos megaeventos esportivos. O filme traz depoimentos de quem teve sua vida relegada ao pó em nome de um modelo de desenvolvimento predatório. É um convite a nos entrelaçarmos à busca por justiça.
10 horas
Local: Sala 2 - 4º andar

7 de junho - DSSA Debate
Telhados Verdes na Atenuação de Enchentes e Melhoria do Conforto Térmico em Edificações
9h30 às 12 horas
Local: Salão Internacional

8 de junho - Curta na ENSP

Gerais (2014), de Tiago Carvalho e Artur Frazão

No norte de Minas, sertanejos das Gerais atualizam suas tradições para defender seu modo de vida e território, ameaçados principalmente pela cultura do eucalipto. Recebeu os prêmios de melhor filme - Ecocine 2015 e a menção especial do juri - Festival Filmambiente.
10 horas
Local: Sala 2 - 4º andar


9 de junho - Espaço Aberto
Oficina do Imaginário
Feira Agroecológica Josué de Castro
Livro em Movimento
Campanha de arrecadação de miniaturas de itens de higiene
Programação musical

9 às 14 horas
Local: Pátio da ENSP

13 a 17 de junho - Campanha do Desapego (Cesteh)

13 de junho - Curta na ENSP
Barcaças do Tempo (2012), de Rafael Bacelar e Rodolfo Gomes (15 minutos).

A rotina da comunidade do Gradim, em São Gonçalo (RJ), é o ponto inicial para conhecer melhor as condições de trabalho dos pescadores na Baía de Guanabara. A pesca artesanal está ameaçada nessa região por conta de uma série de problemas, como a redução do estoque de peixes, ocupação desordenada de mananciais, despejo de esgoto sem tratamento, industrialização das margens da Baía e tráfego contínuo de embarcações de grande porte.

A Alma das Coisas (2013), de Rafael Bacelar e Rodolfo Gomes (16 minutos).

A feira de objetos antigos da Praça XV acontece todos os sábados no Centro Histórico do Rio de Janeiro. Com mais de 500 barracas, onde encontramos praticamente de tudo, a feira recebe até 15 mil visitantes por dia. De uma peça velha para um liquidificador a um alicate que cortou arames em trincheiras da Primeira Guerra, transitar por seus objetos é percorrer um labirinto de histórias sobre o ser humano, seus ciclos de produção e de troca. Ao mostrar a feira, ainda abrigada pela Perimetral - viaduto que se tornou símbolo do bota-abaixo promovido no Rio para a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas -, A Alma das Coisas é também registro de uma cidade que não existe mais.
10 horas
Local: Sala 2 - 4º andar
 
15 de junho - Curta na ENSP
A Chapada do Apodi, Morte e Vida (2013), de Tiago Carvalho e Artur Frazão

Localizada na divisa entre Ceará e Rio Grande do Norte. Em 1989, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) implementou um projeto de irrigação no lado cearense. A área foi ocupada por grandes empresas de fruticultura, desarticulando a produção de milhares de pequenos agricultores. Em 2013, um projeto semelhante estava prestes a chegar ao lado potiguar da chapada, o que viria posteriormente a ameaçar 6 mil agricultores familiares.
10 horas
Local: Sala 2 - 4º andar

16 de junho - DSSA Debate
Limitações e Incertezas em Estudos de Impacto Ambiental: consequências sobre a saúde e o ambiente
13 às 16 horas
Local: Salão Internacional

23 de junho - Feira em Festa
Festa junina na Feira Agroecológica Josué de Castro
9 às 14 horas
Local: Pátio da ENSP

30 de junho - DSSA Debate
Cidade, Saneamento e Saúde
13 às 16 horas
Local: Salão Internacional


Nenhum comentário para: Debates, filmes e festa junina no mês do meio ambiente na ENSP