Busca do site
menu

'OcupaENSP': estudantes promovem dia de mobilização pela democracia

ícone facebook
Publicado em:31/05/2016

'OcupaENSP': estudantes promovem dia de mobilização pela democraciaOcupar, debater e resistir. O Fórum dos Estudantes da ENSP promoverá, nesta quarta-feira, 1º de junho, o primeiro OcupaENSP. O evento tem por proposta discutir a atual conjuntura política, protestando contra a perda de direitos e os ataques ao SUS. Com intervenções culturais e debates, o evento ocorrerá ao longo de todo o dia e contará também com uma marcha dos Agentes Comunitários de Saúde (recentemente, os ACS se viram ameaçados em sua profissão com a publicação das portarias que extinguem a obrigatoriedade de sua contratação nas equipes de saúde da família).

Para a parte da manhã, além de intervenções culturais e oficinas de cartazes, está prevista uma tribuna livre com o título "Precisamos falar sobre a democracia". Foram convidadas, para esse debate, Cecília Boal, psicanalista e integrante do Instituto Augusto Boal, e Rejane Hoeveler, historiadora da UFF. Na parte da tarde, haverá a marcha dos agentes comunitários de saúde, além do debate a respeito do papel do sanitarista no contexto político atual, que contará com a presença da pesquisadora Lígia Bahia, da UFRJ, e José Wellington, da ENSP.

Na opinião de Jefferson Pereira Caldas dos Santos, membro do Fórum dos Estudantes da ENSP, o incremento das perdas sociais, após o afastamento da presidente Dilma, não só na temática da saúde, como também dos trabalhadores em geral, impulsionou a mobilização.

"Promovemos um ato para discutir qual é o modelo de democracia que desejamos. Pretendemos nos aprofundar e debater o papel do sanitarista no contexto atual da política brasileira - uma política que muitos enxergam como golpe; e outros questionam apenas o retrocesso aos direitos. O fato real é que há um ataque massivo aos SUS, principalmente após a posse do novo ministro da Saúde, e desmonte do aparato social por parte do governo.

Veja, a seguir, a programação completa do evento:              

'OcupaENSP': estudantes promovem dia de mobilização pela democracia
 
-8h30 à 12h: Oficina de cartazes
 Local: Centro de Saúde da ENSP
 
-8h30 : Recepção musical e panfletagem
 Local:Pátio da frente ENSP.
 
-9h: Oficina de cartazes conjunta com o comitê "Fiocruz pela democracia".
 
-9h30 às 12h30: TRIBUNA
“Precisamos falar sobre democracia!”
com Cecília Boal (psicanalista / Instituto Augusto Boal) e Rejane Hoeveler (professora e pesquisadora em História da UFF)
 Local:Auditório do térreo.
 
-12:30 às 13h30: Interlúdio musical e microfone aberto
 
-14h: Caminhada dos ACS em Manguinhos. Concentração em frente a Estação de trem de
Manguinhos
 
-13h30 às 16h30: DEBATE
“Qual o papel do sanitarista no contexto político atual?”
com José Wellington (pesquisador ENSP/Fiocruz) e Lígia Bahia (pesquisadora IESC/UFRJ
 Local:Auditório do térreo.
 
-16h30: Chamada para o ato: “Todos por elas” Local: Cinelândia

Seções Relacionadas:
Movimentos Sociais

Nenhum comentário para: 'OcupaENSP': estudantes promovem dia de mobilização pela democracia