Busca do site
menu

Livraria virtual é novo canal de acesso à Editora Fiocruz

ícone facebook
Publicado em:23/05/2016
Está no ar a Livraria Virtual da Editora Fiocruz, um novo canal de acesso aos livros, com mais eficiência, comodidade e segurança para a aquisição dos títulos. Além das promoções, é claro! Já na inauguração – de 23 de maio a 3 de junho, como parte das comemorações do aniversário da Fiocruz – todos os títulos estão com 30% de desconto. “Produzir livros de qualidade nas mais variadas áreas da saúde pública é uma parte da missão da Editora Fiocruz. A outra parte é garantir que esse conhecimento sob a forma de livro chegue aos leitores e por eles seja apropriado, contribuindo para a promoção da saúde e o fortalecimento do SUS. Essa segunda parte da missão acaba de ganhar um importante reforço com o lançamento da Livraria Virtual”, avalia o editor executivo da Editora Fiocruz, João Canossa.

Antes, as compras de livros da Editora Fiocruz pela internet só podiam ser feitas por boleto bancário. “O sistema é, digamos, ‘rudimentar’, já que o nosso leitor precisa, por exemplo, preencher todos os dados manualmente. Com a inauguração da Livraria Virtual, passamos a oferecer uma ferramenta on-line com todas as funcionalidades”, afirma Marcelo Pinto, responsável pela área de Tecnologia da Informação da Editora Fiocruz. Na Livraria Virtual, o internauta monta seu carrinho de compras com facilidade e, além do boleto, tem outras opções de pagamento, como cartão de crédito. O envio dos livros na modalidade PAC dos Correios continua sendo gratuito, mas, se o cliente preferir arcar com os custos de frete, pode escolher uma entrega mais rápida, via Sedex. “Muitos precisam dos livros com urgência e, antes, não podíamos atender a essa demanda”, conta.

Livraria virtual é novo canal de acesso à Editora Fiocruz

Como funciona

As páginas institucionais da Editora no Portal Fiocruz continuam existindo e sendo atualizadas, mas links direcionam para a Livraria Virtual os interessados em adquirir livros e também DVDs – os filmes do selo Fiocruz Vídeos, da VideoSaúde Distribuidora, também podem ser encontrados na Livraria Virtual. As ligações entre o Portal institucional e a Livraria Virtual foram feitas de modo que o internauta consiga localizar as informações e serviços de que necessita com transparência e sem demoras.

Dentro das possibilidades da nova ferramenta, a arquitetura da informação e o design da Livraria Virtual foram pensados de modo a facilitar a navegação pelo catálogo da Editora e a busca por títulos de interesse, identificando-se com rapidez títulos disponíveis e esgotados. O internauta também consegue localizar facilmente os lançamentos e as promoções, além de realizar cadastro e compras com agilidade – e pode acompanhar com segurança cada etapa do processo, seja na área do cliente, na própria Livraria Virtual, ou através de e-mails, utilizados para confirmar pagamentos, informar códigos de rastreamento das encomendas, divulgar novidades etc . “A Livraria Virtual representa um avanço importante na relação da Editora com seus leitores. Até nossa política de descontos ficou mais eficiente, inclusive por meio de cupons para abatimento do preço e outras ofertas”, explica Marcelo.

Parceria com foco no leitor

O desenvolvimento da Livraria Virtual é fruto de um projeto da Editora Fiocruz com a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec). “Avaliamos as necessidades da Editora e a viabilidade de uma loja virtual, e apresentamos a primeira proposta para a Editora Fiocruz em dezembro de 2014, mas havia um risco de a ferramenta não funcionar a contento”, lembra o analista Leandro Machado, da Gerência de Projetos da Fiotec. Graças a muito trabalho cooperativo a Livraria Virtual da Editora Fiocruz se tornou uma realidade. “Nós, que participamos da configuração da ferramenta, vimos o quanto ela se tornou viável para a comercialização dos livros da Editora e, com isso, temos uma expectativa muito grande de que ela aumente sua base de leitores”, avalia o analista Marcelo Garcia, da Gerência de Tecnologia da Informação da Fiotec.

A Fiotec, em especial as Gerências de Projetos, Tecnologia da Informação e Administração Financeira e Contábil, foi fundamental no estabelecimento da Livraria Virtual. “Ela mexeu com toda a estrutura da Fiotec, em virtude de fugir do protocolo dos projetos de pesquisa da Fiocruz. O interessante do trabalho é justamente essa possibilidade de novos desafios, de pensar ‘fora da caixa’ e aprender a cada dia”, comemora Leandro. “Por ser um projeto ‘novo’ para a Fiotec, aprendemos a utilizar a ferramenta em sua totalidade, o que possibilitou efetuarmos todas as configurações necessárias para uma boa relação entre a Editora e seus clientes. Este projeto nos fez aprender a ter um olhar mais crítico para situações que envolvem o público externo”, avalia Marcelo.

Diferentes canais de acesso

A Livraria Virtual vem se somar a outros canais de acesso aos livros da Editora Fiocruz, que incluem: livrarias e distribuidores parceiros em diferentes localidades do país; eventos científicos e literários, nacionais e internacionais, nos quais a Editora participa com estande próprio ou coletivo; e livros digitais, em acesso aberto e comercial, disponíveis no Portal SciELO Livros. A Editora Fiocruz conta ainda com uma livraria física, localizada na sede da Fiocruz, em Manguinhos – a Livraria da Editora Fiocruz funciona na sala 12 do prédio do Sindicato dos Trabalhadores da Fioruz (Asfoc-SN).

Fonte: Editora Fiocruz

Nenhum comentário para: Livraria virtual é novo canal de acesso à Editora Fiocruz