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GT que articula educação emancipatória e tecnologias digitais de informação e comunicação recebe propostas

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Publicado em:25/05/2016
GT que articula educação emancipatória e tecnologias digitais de informação e comunicação recebe propostasO GT Pensamento crítico e a educação emancipatória na formAÇÃO dos trabalhadores de saúde mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) - criado no âmbito do VII Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde ( VII CBCSHS/Abrasco) - está recebendo propostas. A ideia com esse espaço é compartilhar experiências e projetos educativos mediados pelas TDIC, buscando mobilizar diferentes sujeitos e espaços de pensamento e ação, para o diálogo em torno das distintas possibilidades de expressão da formAÇÃO dos trabalhadores da saúde, na perspectiva emancipatória. Interessados em participar podem enviar resumos até o dia 30 de maio, às 21h (horário de Brasília), exclusivamente pelo formulário eletrônico do Congresso
 
O argumento deste GT se dá no contexto em que a mediação tecnológica ganha cada vez mais espaço nos processos de formação voltada para os trabalhadores. Com isso, torna-se imprescindível o debate sobre as perspectivas político-pedagógicas que subjazem, também, às práticas educativas em saúde, expressando as relações entre desenvolvimento tecnológico e inovação pedagógica. Este Grupo Temático está sob a responsabilidade da coordenadora da Educação a Distância da ENSP, Lúcia Maria Dupret; da vice-diretora de Ensino da Escola, Tatiana Wargas; e da integrante da área de formação de tutores da EAD/ENSP, Milta Torrez. 
 
Segundo a justificativa do Grupo de Trabalho, embora a inclusão das tecnologias esteja permeada por discursos associados à inovação e modernização das práticas educativas, essa não acontece de forma isolada do projeto político-pedagógico que a norteia. Assim, torna-se importante abrir diálogos inter-regionais, interinstitucionais e interdisciplinares sobre os propósitos que tal inclusão está privilegiando; o acesso e a concepção de educação que este amplia e amplifica; e como acolhe e lida com a diversidade cultural presente no nosso extenso território. Outra questão importante diz respeito ao avanço das TDIC, que impulsionam, de forma acelerada, a circulação e os diferentes níveis de acesso às informações. Essa questão convoca à discussão sobre a potencialidade de o pensamento crítico contribuir na apropriação das informações, transformando-as em conhecimento, no âmbito da educação emancipatória.
 
Confira aqui mais informações sobre o GT Pensamento crítico e a educação emancipatória na formAÇÃO dos trabalhadores de saúde mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e os outros 36 Grupos Temáticos que compõem o evento. 
 
O 7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde
 
Sob o tema Pensamento Crítico, Emancipação e Alteridade: Agir em Saúde na (A)diversidade, a 7ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco pretende refletir a pluralidade de experiências sociais e os respectivos contrastes e tensões expressos na vida de pessoas e coletividades no contexto contemporâneo. O CBCSHS, que segue com inscrições abertas até 30 de maio, acontecerá em Cuiabá, Mato Grosso, na região do Pantanal do Brasil, no período de 9 a 12 de outubro de 2016, e pretende reunir pesquisadores, docentes, profissionais, estudantes de pós-graduação e graduação nas áreas de ciências humanas e sociais voltadas para a saúde e participantes de movimentos sociais envolvidos. 
 
Sua programação científica vai expressar as preocupações de pesquisadores do campo das Ciências Sociais e Humanas em Saúde com a atual situação, extremamente complexa e desafiadora de “sermos sociedade”, e decorre da reflexão sobre a pluralidade de experiências sociais nos seus mais diferentes níveis e sobre os respectivos contrastes e tensões que carregam no contexto contemporâneo e que se expressam na vida de pessoas e coletividades.
 
Acesse aqui o 7º CBCSHS.


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