Busca do site
menu

Clementino Fraga Filho: um ícone da medicina brasileira

ícone facebook
Publicado em:12/05/2016
Clementino Fraga Filho: um ícone da medicina brasileiraA Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca lamenta o falecimento do médico e professor Clementino Fraga Filho. O primeiro diretor-geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) morreu no dia 10 de maio, aos 98 anos, e será lembrado por todos como um dos principais responsáveis pela construção da história da unidade e comprometimento com as causas da saúde. Ele fazia parte da Academia Nacional de Medicina. "Além de ser um ícone da história da medicina, o professor Clementino representa a modernidade da profissão; de uma medicina mais humana, mais próxima da população, do paciente e de toda equipe profissional", afirmou a pesquisadora da ENSP Maria Helena Machado, que o entrevistou durante a elaboração de sua tese de doutorado que buscava entender as transformações da profissão médica.
 
Catedrático da Primeira Cadeira de Clínica Médica da Santa Casa, Fraga Filho foi reitor da UFRJ e liderou a Reforma Universitária que introduziu o conceito de departamentos e centros de conhecimento (decânias) para as universidades brasileiras.
 
Defensor da integração docente assistencial como forma de ensino no campo da Saúde, foi pioneiro nos Programas de Saúde da Família desenvolvidos no polo avançado do Hospital do Fundão, na Vila do João, no Rio de Janeiro; com seu prestígio e de seu irmão Hélio Fraga, conseguiu viabilizar o Hospital Universitário, que hoje leva seu nome com concepção de gestão inovadora para época. 
 
Nascido em Salvador (BA), em 11 de agosto de 1917, cursou a Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil.
 
Em 1940, foi nomeado assistente de clínica médica da Faculdade Nacional de Medicina. Em 1944, conquistou o título de livre docente na UFRJ. Durante dezoito anos, chefiou o serviço de clínica médica no Hospital da Santa da Casa de Misericórdia (4ª e 20ª Enfermarias).
 
Em 1957, foi eleito titular da Academia Nacional de Medicina. Em 1966, assumiu a Reitoria da UFRJ.
 
Nomeado diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ em 1974, foi designado pelo reitor como presidente da comissão de implantação do Hospital Universitário, que teve sua inauguração em 1º de março de 1978. Assim, o professor Clementino Fraga Filho foi seu diretor-geral até outubro de 1985.
 
Foi eleito professor emérito da UFRJ em 1986, tendo recebido a medalha de ouro por 50 anos de serviços prestados à universidade. 
 
Para Maria Helena Machado, ele foi um revolucionário na medicina. "Falar do professor Clementino é fácil, é uma honra. Além de um ser humano muito interessante, capaz, perspicaz, tornou-se um ícone para a medicina brasileira. É uma das pessoas mais importantes e revolucionárias da profissão. Acumulou vários cargos na universidade, sempre com um tom de abertura, do entendimento de uma medicina mais voltada para comunidade, com uma visão moderna e revolucionária do que é ser médico. Durante minha entrevista, fiquei muito atenta às suas opiniões sobre a profissão, os médicos e as transformações da medicina”, afirmou a autora da tese Os Médicos e sua Prática Profissional: as Metamorfoses de uma Profissão.
 
*Com informações do Cremerj e da UFRJ 

Foto: Academia Nacional de Medicina

Seções Relacionadas:
Aviso

Nenhum comentário para: Clementino Fraga Filho: um ícone da medicina brasileira