Busca do site
menu

Saúde Mental vence mais uma luta: Valencius Wurch é exonerado do cargo

ícone facebook
Publicado em:09/05/2016

Saúde Mental vence mais uma luta: Valencius Wurch é exonerado do cargoO ministro da Saúde substituto, José Agenor Álvares, nesta segunda-feira, 9 de maio, exonerou do cargo o coordenador de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Valencius Wurch. A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) apoiou, em dezembro de 2015, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), o Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) e demais entidades, instituições e movimentos sociais que criticaram fortemente a nomeação do psiquiatra. Ao longo deste ano, diversas campanhas de "Fora Valencius" ocorreram pelo país, e um grupo de manifestantes chegou a ocupar sua sala de trabalho por quatro meses. O pesquisador da ENSP Paulo Amarante considera a exoneração uma vitória expressiva da Luta do Movimento Antimanicomial brasileiro e da Reforma Sanitária. Confira a íntegra de sua fala no Soundcloud da ENSP.

Segundo destacou Amarante, mesmo com essa vitória, não se deve esperar o melhor cenário para a área. “Sabemos que poderá entrar uma pessoa mais organicamente vinculada a um pensamento e prática conservadora, mercenária e mercantilista na área de Saúde Mental. Mas, de qualquer forma, houve a possibilidade de uma organização do Movimento Antimanicomial como não se via há muito tempo no país.”

Valencius Wurch Duarte Filho foi diretor-técnico da Casa de Saúde Dr. Eiras de Paracambi – na época, o maior manicômio da América Latina –, hospital psiquiátrico no Rio de Janeiro fechado em 2012 após denúncias de violações de direitos. Segundo entidades da área, as experiências de Valencius se limitam às clínicas manicomiais tradicionais, o que o coloca em desalinho com as medidas de reforma da Política Nacional da Saúde Mental. Sua gestão se sustentava com o uso de eletrochoques, alimentação escassa e água não potável, fatos que provocavam óbitos com frequência.

Ainda de acordo com os manifestantes que pediam sua saída do cargo, ao longo de seus trinta e três anos de carreira, Wurch nunca teve experiência de trabalho em instituições extra-hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS), além de não ter participado de projetos em equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial.

Confira, a seguir, o comentário de Paulo Amarante.

Saúde Mental vence mais uma luta: Valencius Wurch é exonerado do cargo


(Foto de capa: Viomundo)



Nenhum comentário para: Saúde Mental vence mais uma luta: Valencius Wurch é exonerado do cargo