Busca do site
menu

Inova ENSP: seminário apresenta pesquisa para melhoria do cuidado nos hospitais do SUS

ícone facebook
Publicado em:09/05/2016

Inova ENSP: seminário apresenta pesquisa para melhoria do cuidado nos hospitais do SUSInvestigar os possíveis impactos ou condicionamentos que os novos modelos de gestão possam ter para a qualidade do cuidado hospitalar, ampliando as informações sobre os hospitais do Rio de Janeiro e fornecendo ao gestor estadual uma linha de base para a avaliação do modelo de gestão e das qualidade da atenção nos hospitais do SUS do Estado do Rio de Janeiro foi o objetivo da pesquisa Novos modelos e arranjos de gestão em saúde: limites e possibilidades para a melhoria do cuidado nos hospitais do SUS, coordenado pela pesquisadora da ENSP Marilene Castilho e financiado com recursos da segunda edição do Programa Inova ENSP. Os resultados do estudo e seus produtos desenvolvidos serão apresentados na terça-feira, 10 de maio, na sala 410 da ENSP, a partir das 9 horas. O encontro é aberto a todos os interessados.

Além de Marilene Castilho, participam da exposição os pesquisadores Gustavo Matta e Mônica Marntis. Segundo Marilene, o seminário “trata-se de uma ampliação e aprofundamento da pesquisa desenvolvida através da primeira versão do Programa Inova ENSP e sua associação a um projeto de pesquisa com financiamento da Faperj, cujo objetivo foi avaliar o cuidado em hospitais do Estado do Rio de Janeiro sob novos modelos de gestão”.

A pesquisa utilizou ferramentas de natureza quantitativa e qualitativa, tendo como base o aprofundamento da análise de variáveis do banco de dados já disponível, e introduzindo a avaliação comparada da mortalidade ajustada como indicador de desempenho clínico (fonte SIH-SUS), bem como a realização de estudos de caso, visando o aprofundamento da realidade, das peculiaridades e dos dispositivos de produção do cuidado em hospitais selecionados.

A segunda edição do edital Inova-ENSP 2013-2015 contemplou 22 projetos, do total de 48 submetidos. O programa, que incentiva a implantação de uma estratégia institucional voltada para o fortalecimento da dimensão da pesquisa na ENSP. Saiba mais aqui.


Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Inova ENSP: seminário apresenta pesquisa para melhoria do cuidado nos hospitais do SUS