Busca do site
menu

Deputado federal Chico Alencar abre 11ª edição do Ciclo de Debates sobre ESF

ícone facebook
Publicado em:29/04/2016
Deputado federal Chico Alencar abre 11ª edição do Ciclo de Debates sobre ESFA 11ª edição do Ciclo de Debates – Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família acontecerá entre os dias 2 e 6 de maio na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Neste ano, o evento discutirá as consequências da atual conjuntura política do país e a possibilidade do retrocesso democrático e dos direitos dos cidadãos, bem como a formação do profissional de saúde, os desafios das políticas de saneamento e saúde mental e a expansão da ESF. Como já ocorre em anos anteriores, o Ciclo de Debates coincide com o início da 12ª turma da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. A primeira mesa, no dia 2/5, receberá o deputado federal Chico Alencar, às 9 horas, no auditório térreo da ENSP.
 
"O Ciclo é um espaço de debates sobre as questões de saúde pública, do cenário nacional e, principalmente, uma conversa a respeito de como a ESF, como ordenadora do cuidado em saúde, se organiza frente à conjuntura do país", afirmou a coordenadora do evento e da Residência Multiprofissional, Maria Alice Pessanha. 
 
2 de maio
Além do deputado federal Chico Alencar, que será o palestrante da mesa Democracia à beira do caos: direitos ameaçados, o primeiro dia de evento terá como debatedora a historiadora Virgínia Fontes, que integra o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo da Universidade Federal Fluminense (Niep-Marx/UFF), e será coordenado pela pesquisadora Sandra Venâncio de Siqueira, da ENSP. 
 
3 de maio
O descaso sucessivo dos governos com o saneamento básico e as consequências desse fato na proliferação do Aedes aegypti e no aumento das epidemias de dengue, zika e chikungunya pautarão o segundo dia do evento. Na mesa Política de saneamento no Brasil: um desafio para a saúde, o Ciclo de Debates receberá o pesquisador da Universidade Federal da Bahia Luíz Roberto Santos Moraes e terá como debatedor Pedro Pequeno, da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro. A mesa será coordenada pelo pesquisador Jorge Valadares, da ENSP/Fiocruz.
 
4 de maio
O conferencista da mesa Contradições entre a expansão da ESF e o modelo assistencial, no terceiro dia do evento, será o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz. Coordenada pela pesquisadora da ENSP Roberta Gondim, a atividade será moderada pelo pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva da UFF Aluísio Gomes.
 
5 de maio
A nomeação do psiquiatra Valencius Wurch Duarte Filho para o cargo de coordenador de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde e o repúdio de diversos especialistas do campo norteará a mesa A política de saúde mental em xeque ou em choque? terá como conferencista o pesquisador do Instituto de Psiquiatria (Ipub/UFRJ) Pedro Gabriel Delgado. Hugo Faguntes, da SMS/RJ, será o debatedor da mesa, com coordenação da pesquisadora Fátima Rocha, da ENSP/Fiocruz.
 
6 de maio
A última mesa do evento, intitulada Política Nacional de Residência: como garantir a formação e combater propostas substitutivas de mão de obra? Receberá a pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP Laura Feuerwerker. O debate será conduzido por Alice Mariz, da SMS/RJ, e a coordenação da mesa será da pesquisadora Maria Alice Pessanha, da ENSP.
 
Formatura encerra semana de debates
 
O encerramento do Ciclo de Debates – Conversando sobre a Estratégia Saúde da Família promoverá a formatura das turmas 2014/2016 da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. A solenidade está marcada para o dia 6 de maio, das 14h às 17hs.

12ª turma da Residência incorpora duas categorias profissionais

Os profissionais de nível superior em Farmácia e Educação Física agora compõem o perfil de candidatos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Essas duas profissões se unem aos odontólogos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos na composição da nova turma. De acordo com a coordenadora do curso, a incorporação foi pleiteada ao Ministério da Saúde. “Entendemos que o contexto da saúde da família, hoje, no Rio de Janeiro, necessita da formação dessas duas outras categorias profissionais. Oferecemos no total 35 vagas, com cinco disponíveis para cada perfil.”

Deputado federal Chico Alencar abre 11ª edição do Ciclo de Debates sobre ESF


Nenhum comentário para: Deputado federal Chico Alencar abre 11ª edição do Ciclo de Debates sobre ESF