Busca do site
menu

Mestrado em divulgação científica está com inscrições abertas

ícone facebook
Publicado em:26/04/2016
Mestrado em divulgação científica está com inscrições abertasEstão abertas, até o dia 13 de maio, as inscrições para o mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, oferecido pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Seu objetivo é formar pesquisadores qualificados para a produção de novos conhecimentos que visam incrementar o diálogo dos campos da saúde, da ciência e da tecnologia com a sociedade, e que induzam o desenvolvimento de novas ações e estratégias de divulgação científica. O mestrado é uma parceria da COC com o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), a Fundação Cecierj e a Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre os integrantes do corpo docente do mestrado está o vice-diretor de Escola de Governo em Saúde da ENSP, Frederico Peres.
 
A área de concentração em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde se caracteriza pelo estudo do cenário nacional e internacional da divulgação científica a partir de um olhar abrangente, dando ênfase às transformações que a área vem experimentando, promovendo debates e reflexões sobre temas e teorias emergentes, relacionados a este campo e aos desafios que propõe. O objetivo da formação é estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre os principais modelos adotados na área da divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde, considerando os múltiplos cenários e contextos culturais e históricos, especialmente no Brasil. Além disso, o mestrado pretende fomentar a análise crítica das diversas práticas e políticas de divulgação científica, provocando reflexões e proposições de ações sobre os distintos veículos e linguagens utilizados na divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde.
 
Por sua característica multidisciplinar, o curso é destinado a portadores de diploma de nível superior, como museólogos, comunicadores, jornalistas, cientistas, educadores, sociólogos, cenógrafos, produtores culturais, professores de ciências licenciados (nível superior) e demais candidatos com graduação que atuem no âmbito acadêmico ou prático, na área da divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde, da comunicação pública da ciência, da popularização científica e da apropriação social da ciência e da tecnologia
 
No curso de Mestrado, o aluno terá o mínimo de 12 meses e o máximo de 24 meses para completar 48 créditos, sendo 28 créditos acadêmicos e 20 créditos pela elaboração e defesa do trabalho de conclusão do mestrado. 
 
Para mais informações, os interessados devem acessar o site da Casa de Oswaldo Cruz. 
http://www.coc.fiocruz.br/index.php/educacao/mestrado-em-divulgacao-da-ciencia-tecnologia-e-saude

Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Mestrado em divulgação científica está com inscrições abertas