Centro de Estudos debate as ações de vigilância do campo da saúde durante os jogos olímpicos

Publicada em
 
 
 

Uma série de ações em saúde e vigilância sanitária já estão sendo implementadas na cidade do Rio de Janeiro visando os jogos olímpicos, que ocorrerão no mês de agosto. Todo o planejamento é realizado em conjunto com o estado e município do Rio de Janeiro, integrando atendimento e vigilância epidemiológica. O Brasil vai receber visitantes de todas as partes do mundo e cada um traz em sua bagagem também seus vírus e bactérias. Mas será que estamos preparados para fazer esse controle? Nossa Vigilância Sanitária já tomou medidas efetivamente preventivas? O que pode acontecer? Para debater essas e outras questões, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos retorna para mais um encontro, no dia 27 de abril, com o tema A atuação das vigilâncias do campo da saúde nas Olimpíadas de 2016. Marcado para 13h30, no salão internacional da Escola, o Ceensp conta com as participações de Cláudio Henriques (Devit/SVS), Arnaldo Lassance (ENSP/Fiocruz) e Rodolfo Nunes (Anvisa). Na ocasião, ocorrerá o lançamento do jogo educativo Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa.

Este Ceensp tem coordenação da pesquisadora da ENSP/Fiocruz Vera Pepe. Desde 2013, a Escola vem debatendo as questões das vigilâncias nos grandes eventos, principalmente por conta da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. O assunto já foi tema do Ceensp Vigilância sanitária nos eventos de massa: a importância do voluntariado, realizado em maio de 2013, que contou com as presenças da gerente geral de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Denise de Oliveira Resende; a representante da superintendência de Vigilância Sanitária da Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro/SES-RJ, Jaqueline Toledo; e a integrante da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Marissol Figueiredo de Souza. A atividade, que recebeu pessoas que trabalharão como voluntários em grandes eventos, também foi coordenado por Vera Pepe, responsável ainda pelo Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa/ENSP). Confira aqui as exposições.

Sobre o lançamento do jogo educativo, Vera Pepe explica que Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa trata dos riscos à saúde nos eventos de massa, com ênfase nas ações da Vigilância Sanitária, de forma lúdica, mas dirigido aos voluntários, à população em geral e aos profissionais da vigilância sanitária. Foi elaborado com financiamento da Faperj pelo Cecovisa/ENSP e pela Coordenação de Educação a Distância da ENSP/Fiocruz. “A ideia dele é como um gibi, um jogo de erros, contemplando os diferentes tipos de eventos de massa: esportivo e cultural”, explicou Vera.

Ceensp em 2016

O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos retomou suas atividades em 2016 debatendo o Estado da arte sobre a epidemia do Zika vírus: o que já sabemos e o que ainda precisamos saber, com participação do diretor da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Rivaldo Venâncio da Cunha, da pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Maria Elizabeth Lopes Moreira e da pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Patricia Carvalho de Serqueira.

O segundo encontro do ano, que reforçou a atuação da Escola em relação à epidemia, abordou o tema Zika: a ética em pesquisas e em questões de gênero, com participação do coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Jorge Venâncio, e da pesquisadora da Universidade de Brasília Débora Diniz.

Cenário atual das políticas de saúde no Brasil pautou o terceiro Ceensp de 2016. A atividade foi coordenada pelo pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP (DCS) Nilson do Rosário Costa e recebeu como palestrantes Ligia Bahia, do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ (Nesc), e Mario Roberto Dal Poz, do Instituto de Medicina Social da Uerj.
 

 

Nenhum comentário para "Centro de Estudos debate as ações de vigilância do campo da saúde durante os jogos olímpicos"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.