Busca do site
menu

Centro de Estudos debate as ações de vigilância do campo da saúde durante os jogos olímpicos

ícone facebook
Publicado em:26/04/2016

Centro de Estudos debate as ações de vigilância do campo da saúde durante os jogos olímpicosUma série de ações em saúde e vigilância sanitária já estão sendo implementadas na cidade do Rio de Janeiro visando os jogos olímpicos, que ocorrerão no mês de agosto. Todo o planejamento é realizado em conjunto com o estado e município do Rio de Janeiro, integrando atendimento e vigilância epidemiológica. O Brasil vai receber visitantes de todas as partes do mundo e cada um traz em sua bagagem também seus vírus e bactérias. Mas será que estamos preparados para fazer esse controle? Nossa Vigilância Sanitária já tomou medidas efetivamente preventivas? O que pode acontecer? Para debater essas e outras questões, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos retorna para mais um encontro, no dia 27 de abril, com o tema A atuação das vigilâncias do campo da saúde nas Olimpíadas de 2016. Marcado para 13h30, no salão internacional da Escola, o Ceensp conta com as participações de Cláudio Henriques (Devit/SVS), Arnaldo Lassance (ENSP/Fiocruz) e Rodolfo Nunes (Anvisa). Na ocasião, ocorrerá o lançamento do jogo educativo Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa.

Este Ceensp tem coordenação da pesquisadora da ENSP/Fiocruz Vera Pepe. Desde 2013, a Escola vem debatendo as questões das vigilâncias nos grandes eventos, principalmente por conta da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. O assunto já foi tema do Ceensp Vigilância sanitária nos eventos de massa: a importância do voluntariado, realizado em maio de 2013, que contou com as presenças da gerente geral de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Denise de Oliveira Resende; a representante da superintendência de Vigilância Sanitária da Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro/SES-RJ, Jaqueline Toledo; e a integrante da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Marissol Figueiredo de Souza. A atividade, que recebeu pessoas que trabalharão como voluntários em grandes eventos, também foi coordenado por Vera Pepe, responsável ainda pelo Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa/ENSP). Confira aqui as exposições.

Sobre o lançamento do jogo educativo, Vera Pepe explica que Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa trata dos riscos à saúde nos eventos de massa, com ênfase nas ações da Vigilância Sanitária, de forma lúdica, mas dirigido aos voluntários, à população em geral e aos profissionais da vigilância sanitária. Foi elaborado com financiamento da Faperj pelo Cecovisa/ENSP e pela Coordenação de Educação a Distância da ENSP/Fiocruz. “A ideia dele é como um gibi, um jogo de erros, contemplando os diferentes tipos de eventos de massa: esportivo e cultural”, explicou Vera.

Ceensp em 2016

O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos retomou suas atividades em 2016 debatendo o Estado da arte sobre a epidemia do Zika vírus: o que já sabemos e o que ainda precisamos saber, com participação do diretor da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Rivaldo Venâncio da Cunha, da pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Maria Elizabeth Lopes Moreira e da pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Patricia Carvalho de Serqueira.

O segundo encontro do ano, que reforçou a atuação da Escola em relação à epidemia, abordou o tema Zika: a ética em pesquisas e em questões de gênero, com participação do coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Jorge Venâncio, e da pesquisadora da Universidade de Brasília Débora Diniz.

Cenário atual das políticas de saúde no Brasil pautou o terceiro Ceensp de 2016. A atividade foi coordenada pelo pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP (DCS) Nilson do Rosário Costa e recebeu como palestrantes Ligia Bahia, do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ (Nesc), e Mario Roberto Dal Poz, do Instituto de Medicina Social da Uerj.
 

Centro de Estudos debate as ações de vigilância do campo da saúde durante os jogos olímpicos

 


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Centro de Estudos debate as ações de vigilância do campo da saúde durante os jogos olímpicos