Busca do site
menu

Inscrições abertas para curso a distância sobre Segurança do Paciente em Portugal

ícone facebook
Publicado em:20/04/2016

Inscrições abertas para curso a distância sobre Segurança do Paciente em PortugalEstão abertas as inscrições para a 2ª edição do Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade de Nova de Lisboa, Portugal, na modalidade a distância. A formação é voltada para profissionais de nível superior nas áreas da saúde ou afins, que exerçam ou pretendam exercer funções em instituições de saúde nos diferentes níveis de cuidado: atenção primária, hospitalar, cuidado continuados; tanto no setor público como no privado em Portugal, Brasil, países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palops) e em Timor-Leste. As inscrições vão até o dia 15 de maio e o curso oferece um total de 20 vagas. 

As inscrições somente poderão ser feitas pela internet. Os interessados devem preencher o formulário próprio e questionário biográfico disponíveis on-line. A documentação comprobatória deve ser anexada ao formulário. A lista de admitidos será divulgada em 16 de maio e as matrículas acontecerão entre 17 a 24 do mesmo mês.

O curso conta ainda com dois momentos presenciais, no início e no final da formação, a serem realizados em Portugal. Sua abertura oficial está marcada para 26 de maio e a duração aproximada do curso é de 38 semanas, incluindo o período para a realização do Trabalho de Conclusão (TCC). O curso é constituído de 25 módulos, organizados em 5 unidades de aprendizagem: Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente: aspetos fundamentais; Avaliação e Gestão do risco em organizações de saúde; Governação em Saúde e Segurança do Paciente; Metodologias de Investigação; e Trabalho de Conclusão de Curso.

A formação brasileira

O curso foi construído por meio de uma parceria estabelecida entre a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade de Nova de Lisboa e a Ensp/Fiocruz, sob a coordenação de  Walter Mendes (Ensp/Fiocruz) e Paulo Sousa (Ensp/UNL). A primeira edição do curso de especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente aconteceu em 2014 e contou com a participação de mais de mil alunos e foi oferecido concomitantemente nos dois países. Os alunos brasileiros foram profissionais de 225 hospitais indicados pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e também participaram cerca de 100 profissionais indicados diretamente por estas instâncias.

Para a formação brasileira também foram desenvolvidos e lançados dois livros Segurança do Paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde e Segurança do Paciente: criando organizações de saúde seguras, cujo objetivo foi apoiar as atividades propostas no curso. Ambos foram publicados pela Coordenação de Educação a Distância da ENSP e a Editora Fiocruz.

Ainda no âmbito do curso, foi desenvolvido o vídeo Curso Internacional de Qualidade em Segurança do Paciente – abertura, elaborado pelo Núcleo Audiovisual da Coordenação de Comunicação Institucional da ENSP e disponível em acesso livre no Canal da Escola, no YouTube. O vídeo contou com a participação do então Ministro da Saúde, Arthur Chioro; o então vice-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, os coordenadores do curso Paulo Sousa e Walter Mendes; e o diretor da Ensp/UNL, João Pereira. O vídeo representa a aula introdutória deste curso e traz informações sobre seus objetivos, a importância desta formação, informações sobre a metodologia e também questões relevantes sobre a segurança do paciente para a população.

 
 


Inscrições abertas para curso a distância sobre Segurança do Paciente em Portugal

1 comentários
EDUARDO S. PONCE MARANHÃO
23/04/2016 11:07
Muito bom Walter Mendes !!! Excelente iniciativa.....!!! A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade de Nova de Lisboa, Portugal está de parabéns !!! Mas,o curso é muito caro para os brasileiros e outros países lusofônicos [do Palops] =Curso tem um valor de 1.500 Euros = cerca de 5985,00 Reais => caro demais !!! Muito caro, também para os portugueses.....!!!