Busca do site
menu

Conjuntura das políticas de saúde do Brasil na pauta do Ceensp

ícone facebook
Publicado em:19/04/2016
O Cenário atual das políticas de saúde no Brasil estará na pauta do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos da ENSP no dia 20 de abril. A atividade será coordenada pelo pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP (DCS) Nilson do Rosário Costa e receberá os palestrantes Ligia Bahia, do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ (Nesc), e Mario Roberto Dal Poz, do Instituto de Medicina Social da Uerj. O Ceensp, que está marcado para as 14 horas, no salão internacional da ENSP, promoverá o lançamento do número especial (volume 39) da Revista Saúde em Debate, com o tema Políticas, planejamento e gestão em saúde.

O volume 39 da Revista Saúde em Debate, editado pelo Centro de Estudos de Saúde (Cebes), é coordenado na ENSP pelas pesquisadoras Vera Lucia Luiza e Luciana Dias de Lima. O suplemento compõe-se de artigos originais, ensaios e revisões procedentes de dissertações e teses produzidas em 12 diferentes programas de pós-graduação acadêmicos no país, os quais expressam os dilemas e conquistas do SUS no contexto político e econômico do país.

O número especial envolve 64 autores, afiliados a 32 instituições de diferentes níveis de gestão e regiões do Brasil, além de 2 estrangeiras. Os trabalhos publicados foram concluídos no período de janeiro de 2011 a março de 2015 (confira a reportagem sobre a Revista).
 
Os palestrantes:
 
Ligia Bahia: Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1990) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1999). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas de Saúde Planejamento, principalmente nos seguintes temas: sistemas de proteção social e saúde, relações entre o público privado no sistema de saúde brasileiro, mercado de planos e seguros de saúde, financiamento público e privado, regulamentação dos planos de saúde. (fonte: currículo Lattes)
 
Mario Roberto Dal Poz: Professor Associado do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e editor-chefe do periódico Human Resources for Health. Bolsista do CNPq, Prociência/Uerj e Cientista do Nosso Estado/Faperj. Médico de formação e especialista em Pediatria (1975), fez mestrado em Medicina Social (1981) com monografia sobre "urbanização e o desenvolvimento dos serviços de saúde" e posteriormente doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) com tese sobre "as políticas de recursos humanos no Brasil". Foi coordenador de Recursos Humanos em Saúde da Organização Mundial de Saúde, Genebra, até setembro de 2012. Publicou extensivamente em periódicos especializados, além de vasta produção técnica na área de recursos humanos, incluindo o desenvolvimento de software de informação e gestão, livros e capítulos de livros. Atua na área de saúde coletiva com ênfase em política, planejamento e gestão de sistemas de saúde, bem como em política, informação, pesquisa e formação em recursos humanos em saúde. 

Conjuntura das políticas de saúde do Brasil na pauta do Ceensp
 
Ceensp em 2016
 
O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos retomou suas atividades em 2016 debatendo o Estado da arte sobre a epidemia do Zika vírus: o que já sabemos e o que ainda precisamos saber, com participação do diretor da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Rivaldo Venâncio da Cunha, da pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Maria Elizabeth Lopes Moreira e da pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Patricia Carvalho de Serqueira. 
 
O segundo encontro do ano, que reforçou a atuação da Escola em relação à epidemia, abordou o tema Zika: a ética em pesquisas e em questões de gênero, com participação do coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Jorge Venâncio, e da pesquisadora da Universidade de Brasília Débora Diniz.

Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Conjuntura das políticas de saúde do Brasil na pauta do Ceensp