Busca do site
menu

Observatório que analisará estratégias da indústria do tabaco no Brasil ganha destaque internacional

ícone facebook
Publicado em:14/04/2016

Observatório que analisará estratégias da indústria do tabaco no Brasil ganha destaque internacionalLançado recentemente pelo Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP/Fiocruz), o Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco ganhou repercussão internacional. A plataforma digital que objetiva demonstrar a interferência da indústria do fumo nas políticas públicas de controle do tabaco ganhou destaque no site da Convenção Quadro para o Contrelo do Tabaco da Organização Mundial da Saúde (WHO FCTC), e no site da Framework Convention Alliance, organização da sociedade civil na luta contra o tabagismo. A ferramenta, que permitirá colaborações externas, armazenará documentos que demonstram a influência da indústria nos processos políticos e legislativos, promovendo parcerias com lobistas para obter decisões que contemplem seus interesses.

Primeira plataforma digital criada por uma instituição pública da área de saúde, o Observatório cria uma nova linha de investigação com foco no conhecimento e sistematização de informações, as quais responderão questões relevantes para contrapor as táticas da indústria. Também serve como modelo a fim de monitorar as ações de outras indústrias, como a de alimentos ultraprocessados, bebidas alcoólicas e refrigerantes, considerando que há inegável semelhança entre as estratégias utilizadas por todas essas empresas com o intuito de desvirtuar políticas que favoreçam a redução da exposição aos fatores de risco de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

O Observatório segue o exemplo do website Tobacco Tatics, hospedado na Universidade de Bath, do Reino Unido, e se alinha, também, às diretrizes da Organização Mundial da Saúde, que vem apoiando o desenvolvimento de observatórios semelhantes nos países que compõem o grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Veja a repercussão internacional do Observatório:

WHO FCTC 

Framework Convention Alliance


Seções Relacionadas:
ENSP na Imprensa Parcerias

Nenhum comentário para: Observatório que analisará estratégias da indústria do tabaco no Brasil ganha destaque internacional