Busca do site
menu

ENSP promove seminário sobre gênero, sexualidade e direitos humanos nos dias 18 e 19/4

ícone facebook
Publicado em:15/04/2016

ENSP promove seminário sobre gênero, sexualidade e direitos humanos nos dias 18 e 19/4Para discutir questões que abrangem debates de gênero e sexualidade, além de buscar traçar, de modo conjunto, um panorama da luta pela garantia de direitos humanos, o curso de especialização Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos, da ENSP/Fiocruz, promove o 4º Seminário sobre Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos, com o tema Diálogos Dissidentes: Pelo Direito de Ser. O evento ocorre nos dias 18 e 19 de abril, no salão internacional da Escola, contará com professores, pesquisadores, militantes de movimentos sociais e outros atores sociais envolvidos com a temática do evento. Entre os nomes já confirmados estão a secretária Especial de políticas para as mulheres (SPM) do Rio de janeiro, Ana Maria Santos Rocha, o pesquisador Sérgio Carrara, do Instituto de Medicina Social da Uerj, e Leonardo Peçanha, do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades.

Vera Marques, coordenadora do curso Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos enfatiza: “Considerando um cenário de altíssimo índice de violência contra as mulheres e pessoas LGBT no Brasil e de grandes desafios para o reconhecimento dos direitos dessas minorias, o evento proposto tem sua relevância, pois objetiva dar visibilidade a essa dura realidade a partir da fala dos próprios sujeitos envolvidos. Espera-se que o evento, tal como foi concebido e organizado, seja terreno profícuo para a articulação de conhecimentos que promovam uma agenda de direitos humanos mais inclusiva.”

O 4º Seminário conta com apoio do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP). Por meio de palestras, mesas de debate e rodas de conversa, os participantes vão se aprofundar nos assuntos propostos no seminário, que traz também momentos de integração e atividades culturais e artísticas. São abordados temas como “luta das mulheres”, “violência contra pessoas LGBT” e “direitos humanos para quem?”.

O evento é gratuito, aberto ao público em geral e tem o objetivo de reunir estudantes, acadêmicos, ativistas e pessoas interessadas na construção de um cenário em que a ampliação de direitos e respeito por minorias seja o foco.  O credenciamento dos participantes será feito nos dias de atividade, meia hora antes do início do seminário.

Sobre o curso de especialização Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos

O curso é destinado a profissionais de nível superior das mais diversas áreas de atuação, tais como Ciências Sociais, Direito, Saúde, Gestão Pública, inclusive Movimentos Sociais, entre outras, os quais, no exercício de suas atividades, necessitam ampliar sua compreensão sobre as questões relativas a Gênero e Sexualidade. Busca promover uma discussão crítica das questões relativas às desigualdades sociais marcadas especificamente pelo viés de gênero e sexualidade abrangendo recortes de raça e classe social, desenvolvendo competências gerais e específicas por meio da compreensão e debate dos conteúdos programáticos. Colabora também com o processo de educação, formação e aperfeiçoamento de profissionais das mais diversas áreas de atuação que se interessam ou lidam com questões relativas a Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos no seu dia a dia profissional ou de militância política.

Confira, no arquivo em anexo, a programação completa do 4º Seminário de Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos.
 

ENSP promove seminário sobre gênero, sexualidade e direitos humanos nos dias 18 e 19/4


Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: ENSP promove seminário sobre gênero, sexualidade e direitos humanos nos dias 18 e 19/4