Busca do site
menu

Avaliação da gestão também foi tema de projeto da ENSP no PDTSP-Teias

ícone facebook
Publicado em:08/04/2016
Avaliação da gestão também foi tema de projeto da ENSP no PDTSP-TeiasEm mais um projeto desenvolvido no âmbito do Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública da Fiocruz, a pesquisadora do Departamento de Endemias Samuel Pessoa Ana Claudia Figueiró buscou avaliar o modelo de gestão implementado na Rede PDTSP-Teias no período de 2009 a 2012, bem como o alcance dos objetivos do programa no que se refere ao desenvolvimento de inovações tecnológicas. Esse projeto propôs-se, ainda, a apoiar a gestão, contribuir e apoiar a Rede no tocante aos possíveis produtos e usos gerados pelas pesquisas financiadas pelo programa, de acordo com a perspectiva da translação do conhecimento. Esse projeto integra o Portfólio Rede de Pesquisa no Território de Manguinhos - uma parceria entre academia, serviços de saúde e sociedade civil - uma publicação da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR/Fiocruz). 
 
Além de Ana Claudia, que foi coordenadora do projeto, o trabalho também contou com a participação de Marly Marques Cruz (Densp/ENSP) e apoio de Juliana Fernandes Kabad e Maria Aparecida dos Santos. Segundo detalhamento do Portfólio, o propósito desse estudo se insere no campo da Gestão do Conhecimento e Translação em Pesquisa de Saúde por meio de cooperação interinstitucional com a vice-diretora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa/Portugal, Zulmira Hartz, que é pesquisadora aposentada da Fiocruz); e a professora do Departamento de Medicina Social do Institut de Recherche en Santé Publique, da Universidade de Montreal, Canadá, Louise Potvin, que é também doutora em Saúde da Comunidade e editora do Canadian Journal of Public Health
 
“Em razão de sua própria natureza avaliativa com ênfase nos usos, tanto o processo como os resultados parciais foram incorporados como aprendizados. Assim, a avaliação da gestão e dos resultados da Rede PDTSP-Teias foi efetuada em concomitância à aplicação de alguns de seus achados com a Rede Saúde Manguinhos”, explicou Ana Claudia. 
 
O Projeto Rede Saúde Manguinhos - uma parceria do Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (PDTSP/VPPLR) com a Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ENSP - teve como objetivo o desenvolvimento de projetos e produtos voltados para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e que pudessem ser utilizados ou replicados em outros territórios semelhantes.
 
Segundo Ana, o estudo de caso teve a intenção de analisar o processo de implantação da gestão do PDTSP, entendida, finalmente, “como uma rede sociotécnica em contínua construção e arrojada, ou seja, um lugar propício à promoção de produtos e processos inovadores de interesse para o território”.  Sobre seu desenvolvimento, a pesquisadora comentou que aplicar a metodologia da Teoria do Ator-Rede (TAR) em curto tempo institucional, na intenção de conhecer todos os atores em ação envolvidos no programa foi um grande desafio. Como aspecto positivo, ressaltou que tanto a coordenação do programa como os pesquisadores e suas equipes estavam envolvidos e comprometidos de fato com o projeto. 
 
Para a pesquisadora Maria Aparecida, a dificuldade em se trabalhar em rede reflete uma cultura predominante na comunidade científica brasileira, na qual pesquisas tendem a terminar publicadas em livros ou artigos. Ela contou que, durante as oficinas com os pesquisadores, via-se a dificuldade de elaborar um produto que atendesse ao público-alvo e ao território. “Essa foi, e talvez ainda seja, uma dificuldade causada por essa cultura. Somente reforçando o trabalho em rede é que poderemos desconstruí-la”. Em relação a tal aspecto, Juliana assinalou que, para o bom funcionamento de uma rede, é importante existir um modelo de execução com referenciais teóricos e metodológicos, estratégias e papéis dos envolvidos bem definidos, mesmo que sejam feitos ajustes durante sua execução.”
 


Nenhum comentário para: Avaliação da gestão também foi tema de projeto da ENSP no PDTSP-Teias