Busca do site
menu

Seminário Internacional Dádiva, Cultura e Sociedade acontece em abril

ícone facebook
Publicado em:05/04/2016

Nos dias 6 e 7 de abril, acontece no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa o Seminário Internacional Dádiva, Cultura e Sociedade. O objetivo é articular pesquisadores e interessados no assunto e fortalecer sua institucionalidade no interior das ciências sociais. As inscrições devem ser feitas no local do evento.

Estudos da dádiva

Os estudos sobre a dádiva foram inicialmente sistematizados por Marcel Mauss, um dos fundadores da sociologia francesa, a partir da análise das regras básicas presentes nas sociedades tradicionais na organização dos pactos sociais e comunitários. Para Mauss, estes pactos primordiais que regem as relações inter-humanas a partir de uma tríplice obrigação de doação-recepção-retorno de bens materiais e simbólicos não têm apenas propósitos utilitaristas, mas igualmente são motivados pela gratuidade, pelo prazer e pela obrigação coletiva. Para ele, a dádiva continua a ser uma regra fundamental para pensarmos a construção de sociedades mais saudáveis no momento atual.

Situado nas fronteiras da sociologia, da etnologia, da antropologia e da política, os estudos sobre a dádiva permitem o aprofundamento do entendimento das alianças primárias envolvendo os seres humanos na organização da família, dos sistemas de vizinhança, da vida associativa e das organizações participativas. Sua difusão no Brasil tem tido impacto importante para se pensar os rumos das políticas públicas e sociais nos campos da saúde, educação, religião, trabalho entre outros.

Serviço:
Seminário Internacional Dádiva, Cultura e Sociedade
Data: 6 e 7 de abril de 2016
Horário: 9h às 17h:30
Local: Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa. Rua São Clemente, 134 - Botafogo - Rio de Janeiro
Organização: EPSJV/Fiocruz, Fundação Casa de Rui Barbosa, UFPE e Instituto de Estudos da América Latina
Mais informações: laborat@fiocruz.br

Acesse aqui a programação

 

Seminário Internacional Dádiva, Cultura e Sociedade acontece em abril



 


Fonte: EPSJV/Fiocruz
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Seminário Internacional Dádiva, Cultura e Sociedade acontece em abril