Busca do site
menu

Pesquisadores da ENSP falam sobre zika e determinantes sociais da saúde

ícone facebook
Publicado em:30/03/2016
Pesquisadores da ENSP falam sobre zika e determinantes sociais da saúdeO programa Sala de Convidados, do Canal Saúde, recebeu o diretor da ENSP, Hermano Castro, a coordenadora Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (CEPI-DSS/ENSP, Patrícia Tavares Ribeiro, e a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, para falar sobre a zika e os determinantes sociais da saúde. Durante a entrevista, exibida em 29/3, Hermano Castro defendeu ser muito complicado combater qualquer vetor ou possibilidade de enfrentamento sem ter uma política de infraestrutura urbana consolidada. Confira o programa!
 
Patrícia Tavares comentou que muitas das informações relacionadas à dengue e os determinantes sociais, por exemplo, são relacionadas à Zika e outras doenças transmissíveis por esse vetor. Para ela, esta associação nos coloca de novo frente à essência do sanitarista. “Na América Latina, em especial no Brasil, nossa formação valorizou a abordagem do processo saúde-doença como um processo social. Essa questão faz parte do nosso aprendizado cotidiano”, disse ela. 
 
Já o diretor da ENSP, avaliou que a questão do saneamento básico é uma dimensão importante. “Melhorando as condições socioeconômicas, melhoram também as questões de saúde das populações. Muitos já entenderam isso. No entanto, os países que não conseguiram ultrapassar essa barreira continuam a conviver com as mazelas. Eu acredito que há uma ausência do Estado nesse momento no que diz respeito à mobilidade urbana e a ausência de políticas, principalmente no campo da infraestrutura e saneamento. Falamos de um país onde há desigualdade enorme, mas algumas regiões são mais vulnerabilizadas. A questão do lixo, que está diretamente relacionada à proliferação de vetores, é emblemática. O Nordeste tem 80% dos lixões do Brasil. É impossível combater qualquer vetor ou ter possibilidade de enfrentamento quando não se discute a questão da infraestrutura urbana, falou Hermano.
 
 Além dos convidados para o debate, a pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde, Dina Czeresnia também participou do programa com uma entrevista.
 
Confira o programa na íntegra Zika e determinantes sociais da saúde.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Pesquisadores da ENSP falam sobre zika e determinantes sociais da saúde