Busca do site
menu

'Saúde em Debate': edição especial realça produção acadêmica no campo da política, planejamento e gestão

ícone facebook
Publicado em:11/04/2016
Políticas, planejamento e gestão em saúde é o tema do número especial (volume 39) da Revista Saúde em Debate, editada pelo Centro de Estudos de Saúde (Cebes). Coordenado na ENSP pelas pesquisadoras Vera Lucia Luiza e Luciana Dias de Lima, o suplemento compõe-se de artigos originais, ensaios e revisões procedentes de dissertações e teses produzidas em 12 diferentes programas de pós-graduação acadêmicos no país. A publicação, viabilizada pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, por intermédio do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap/Capes), será lançada no dia 20 de abril, no Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp).
 
O número especial envolve 64 autores, afiliados a 32 instituições de diferentes níveis de gestão e regiões do Brasil, além de 2 estrangeiras. Os trabalhos publicados foram concluídos no período de janeiro de 2011 a março de 2015, e muitos deles expressam os dilemas e conquistas do SUS no contexto político e econômico vigente à época.
 
“Recebemos 149 artigos para publicação. Considero um número bastante significativo que expressa a necessidade de os alunos de pós-graduação divulgarem sua produção científica. Ademais, mostra que a área de política, planejamento e gestão mantém-se viva dentro da saúde coletiva. A revista apresenta temas diversos, com abordagens distintas que refletem a dinâmica da área dentro da saúde coletiva”, confirmou Luciana, que é pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP.

'Saúde em Debate': edição especial realça produção acadêmica no campo da política, planejamento e gestão
 
Vera Lúcia Luiza, do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF), destacou a qualidade dos trabalhos e o rigor da comissão de avaliadores, composta de profissionais com prestígio na área, “que apenas aprovaram os artigos que traziam aporte a esse campo de discussão”. A pesquisadora do NAF ressaltou, ainda, a iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, coordenado pelo pesquisador Nilson do Rosário, que direcionou recursos à produção científica no momento de retração econômica do país, em que outras portas têm se fechado para o apoio à divulgação científica. “A oportunidade criada pelo programa incentiva a parceria e promove o trabalho de docentes e discentes no atual cenário de encolhimento econômico. É também uma estratégia que beneficia não só a ENSP, mas vários programas de pós-graduação acadêmicos em saúde coletiva do país. É um ponto positivo.”
 
Elevado alcance na pós-graduação
 
De acordo com as coordenadoras científicas, um quarto dos programas acadêmicos em saúde coletiva do país está representado no suplemento especial. Essa fração, além de representativa, comprova a diversidade das pesquisas nas diferentes regiões do país e revela a aceitação da chamada de artigos para esse número.
 
Luciana afirmou que o número de artigos aprovados superou o espaço previsto para publicação no número especial da revista. Por conta disso, alguns textos avaliados de forma satisfatória foram publicados na edição regular do mês de dezembro da Saúde em Debate. A opção pela revista do Cebes, segundo as editoras científicas, coincidiu com o objetivo da publicação em fomentar o pensamento crítico no campo da saúde por meio da difusão de produções teóricas articuladas ao direito universal à saúde e seus correlatos. “Entendemos, portanto, que a missão histórica da revista se confunde com a consolidação da saúde coletiva e, particularmente, da área de políticas, planejamento e gestão como campo de saberes e práticas.” 
 
Além dos artigos originais, ensaios e revisões procedentes de dissertações e teses, o suplemento traz entrevista com Gastão Wagner de Sousa Campos, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Nela, o sanitarista reflete sobre os avanços e os problemas do SUS, bem como os significados da crise atual e desafios da formação e pesquisa em saúde coletiva e na área de políticas, planejamento e gestão em saúde.
 
A comissão de editores científicos é formada pelos pesquisadores Vera Lucia Luiza e Luciana Dias de Lima, ambas da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), Maria Lucia Frizon Rizzotto, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e membro do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Cebes, e Ruben Araújo de Mattos, do Instituto de Medicina Social da Uerj.

Lançamento no Centro de Estudos da ENSP€‹
 
No dia 20 de abril, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos da ENSP receberá a professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc/UFRJ) Ligia Bahia e o professor do Instituto de Medicina Social da Uerj (IMS/Uerj) Mario Roberto Dal Poz para debater o Cenário atual das políticas de saúde no Brasil. A atividade, coordenada pelo pesquisador da ENSP Nilson do Rosario Costa, está marcada para as 13h30, no salão internacional da ENSP. O número especial (volume 39) sobre Políticas, planejamento e gestão em saúde, da Revista Saúde em Debate, será lançado no evento.
 
'Saúde em Debate': edição especial realça produção acadêmica no campo da política, planejamento e gestão
 

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: 'Saúde em Debate': edição especial realça produção acadêmica no campo da política, planejamento e gestão