Busca do site
menu

Primeiro Centro de Estudos do ano debate, no dia 15/3, a epidemia do Zika vírus

ícone facebook
Publicado em:11/03/2016
Primeiro Centro de Estudos do ano debate, no dia 15/3, a epidemia do Zika vírusO Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos retoma suas atividades em 2016 debatendo o Estado da arte sobre a epidemia do Zika vírus: o que já sabemos e o que ainda precisamos saber, na terça-feira, 15 de março, às 14 horas, no auditório térreo da ENSP. A atividade contará com a presença do diretor da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Rivaldo Venâncio da Cunha, da pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Maria Elizabeth Lopes Moreira, e da pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Patricia Carvalho de Serqueira. O Ceensp será coordenado pela pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da ENSP, Leticia de Oliveira Cardoso. A atividade, aberta a todos os interessados, não necessita de inscrição prévia.

A infecção pelo vírus Zika é causada pela picada de mosquitos infectados do gênero Aedes. Em geral, causa febre, erupções cutâneas (vermelhidão e coceira), conjuntivite e dores musculares leves. O vírus foi isolado pela primeira vez em 1947 na floresta de Zika, em Uganda. Desde então, é encontrado principalmente na África e tem gerado surtos esporádicos e pequenos na Ásia. Em 2007, uma grande epidemia foi descrita na Ilha de Yap (Micronésia), onde cerca de 75% da população foi infectada.

No dia 3 de março de 2014, o Chile notificou a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) um caso de transmissão autóctone (ocorrida dentro do território nacional) de febre por vírus Zika na Ilha de Páscoa. O vírus foi detectado até junho daquele ano naquela área. Em maio de 2015, as autoridades de saúde pública do Brasil confirmaram a transmissão do vírus Zika na Região Nordeste.

Os sintomas mais comuns de zika são febre leve e exantema (erupção cutânea ou urticária). Muitas vezes, a pessoa também apresenta conjuntivite, dores musculares ou nas articulações, com um mal-estar que começa entre dois e sete dias após a picada de um mosquito infectado. Uma em cada quatro pessoas infectadas demonstram os sintomas da doença, e em todos aqueles que desenvolvem, a doença é geralmente leve e pode durar entre dois e sete dias. São semelhantes aos da dengue ou chikungunya – transmitidas pelo mesmo mosquito. As complicações (neurológicas, autoimunes) são raras, mas foram relatadas em surtos da Polinésia e, mais recentemente, no Brasil.

Sobre o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos 

O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp) é um importante espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. O objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e o sistema de ciência e tecnologia. O Ceensp é um componente estratégico para a formação dos alunos, destinado à circulação de ideias e de diálogo com os diversos setores da saúde pública.

Ao longo de 2015, foram realizadas 12 sessões do Centros de Estudos da ENSP que debateram os seguintes temas: crise no abastecimento de água; medicamentos para doenças raras; indígenas as estatísticas nacionais de saúde; absenteísmo; psiquiatria sob influência; vigilância do óbito materno, infantil e fetal; processo de implantação das Unidades de Pronto Atendimento; saúde e modelo econômico; revisão da lei de patentes; acidentes de trabalho no brasil; a prevenção nossa de cada dia: dilemas e desafios para a saúde e compras públicas em sistemas de saúde.

Primeiro Centro de Estudos do ano debate, no dia 15/3, a epidemia do Zika vírus

 


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Primeiro Centro de Estudos do ano debate, no dia 15/3, a epidemia do Zika vírus