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Nova edição da revista Trabalho, Educação e Saúde traz artigos de pesquisadores da ENSP

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Publicado em:16/02/2016
Nova edição da revista Trabalho, Educação e Saúde traz artigos de pesquisadores da ENSPJá está on-line mais um volume da revista Trabalho, Educação e Saúde, publicação quadrimestral da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). A atual edição traz artigos que contam com a contribuição de duas pesquisadores da ENSP e uma resenha escrita por uma aluna de doutorado da Escola. No editorial, o sanitarista Gastão Wagner, atual presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), faz uma avaliação da XV Conferência Nacional de Saúde. Gastão reconhece a importância do evento como síntese de um processo democrático que, organizado em rede, envolveu mais de um milhão de pessoas em encontros regionais, conferências livres etc. O presidente da Abrasco, entretanto, lembra, no texto, que esse modelo de democracia popular muitas vezes não tem se traduzido em mudanças efetivas nas políticas públicas.
 
"Uma advertência: apesar da debilidade política e dos desacertos dessa nossa experiência de gestão democrática, não autorizo os conservadores e oportunistas a se aproveitarem destas falhas para sugerir o fim do controle social e da participação popular. Advogo o contrário: procuro reconhecer os problemas e criticá-los com o intuito de superá-los em favor do fortalecimento da democracia direta. Apesar de todas as mazelas da democracia, o que se trata é de sempre aperfeiçoá-la, ampliá-la, aprofundá-la e não de substituí-la por ditaduras", lembra Gastão Wagner ao fim do editorial.
 
Marta Pimenta Velloso e Teresa Cristina Carvalho Neves, pesquisadoras da ENSP, assinam, junto com Maria Beatriz Lisbôa Guimarães, da Universidade Federal de Pernambuco, Claudio Roberto Rodrigues Cruz, da Universidade da Amazônia, o artigo Interdisciplinaridade e e formação na área de saúde coletiva. O estudo foi elaborado a partir de uma pesquisa feita em uma escola pública do Rio de Janeiro. Foi aplicada a metodologia da pesquisa-ação, em que se propõe a resolução de um problema a partir de um diagnóstico. (A experiência já havia sido narrada nesta reportagem do Informe ENSP)
 
"O diagnóstico foi realizado por meio de perguntas dirigidas aos professores e estagiários, e de uma redação direcionada aos alunos. Os resultados obtidos dos professores revelam que a saúde pública é compreendida como dever do Estado na prestação de serviços de prevenção e assistência à saúde. Já a saúde coletiva é associada ao bem-estar físico, mental e social da população. (...)  Os alunos reconheceram que a educação é priorizada em relação às condições físicas e sanitárias da escola, mas identificaram em tais condições fatores de risco ao aprendizado e, consequentemente, à saúde e à qualidade de vida", diz um trecho do artigo.
 
Também nesta edição de Trabalho, Educação e Saúde, a aluna de doutorado da ENSP, Lívia dos Santos Fraga, assina, com Carla Cabral Gomes Carneiro, da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, uma resenha do livro Saúde coletiva: teoria e prática, organizado por por Jairnilson Silva Paim e Naomar de Almeida-Filho. Segundo as autoras da resenha, o livro, que conta com 80 coautores, é uma introdução didática ao conjunto de saberes, estratégias e técnicas que compõem a saúde coletiva. 
 
"A obra é um convite para olhar os princípios conceituais e metodológicos da saúde coletiva, assim como para sua trajetória, lutas, conquistas e desafios", traz um trecho da resenha.

A íntegra da publicação (Trabalho, Educação e Saúde - vol.14 no.1 Rio de Janeiro jan./mar. 2016) pode ser conferida aqui.

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