Busca do site
menu

Mutirão contra o Aedes aegypti em Manguinhos será nesta quarta-feira (6/1)

ícone facebook
Publicado em:29/12/2015
Mutirão contra o Aedes aegypti em Manguinhos será nesta quarta-feira (6/1)A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, representada pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), e com a colaboração da Cooperação Social da Fiocruz, do Instituto Oswaldo Cruz, de Bio-Manguinhos, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, da Divisão de Vigilância em Saúde e do Conselho Comunitário de Manguinhos estarão reunidos no dia 6 de janeiro para combater o mosquito Aedes aegypti e as doenças transmitidas por ele na região da AP 3.1. A mobilização do “Dia D” (6/1) atuará nas áreas do Parque Carlos Chagas (PCC), por apresentar o maior número de casos, Mandela I, Mandela II e Varginha, bem como Parque João Goulart e CHP2. “Os locais foram escolhidos a partir do levantamento das notificações em grávidas e na população em geral. A proposta é começar neste dia e dar prosseguimento em todas as áreas do território, em datas a serem definidas posteriormente”, afirmou Eliane Vianna, chefe do CSEGSF/ENSP.
 
As ações fazem parte da iniciativa proposta pela SMS/RJ, que elegeu a semana de 4 a 8 de janeiro para mobilização comunitária contra o Aedes aegypti na AP3.1, com o objetivo – além de buscar e eliminar possíveis focos do mosquito – de envolver a população por meio de atividades educativas, para que todos possam colaborar no combate ao mosquito Aedes aegypti em suas próprias residências e vizinhanças.

A concentração das equipes está marcada para às 8h30, no Centro de Saúde Escola da ENSP.
 
 O “Dia D” terá foco nas seguintes ações:
 
- enfrentamento e redução da incidência do Aedes no território de Manguinhos (identificar e eliminar macro/meso/micro focos na Fiocruz e no território – com registro de fotos); 
 
- mobilização comunitária trabalhando com informação/formação/comunicação (ações culturais artísticas); 
 
- articulação entre setores e equipamentos públicos e privados para campanha; 
 
- acesso e reprodução de material do Ministério da Saúde; 
 
- ações de atendimento e assistência de saúde para redução de danos (possibilidade de retomada do polo sentinela); 
 
- articulação/otimização de ações das equipes de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Vigilância em Saúde.
 
Durante a mobilização, haverá uma tenda com distribuição de folders, paródia, profissionais caracterizados de Aedes aegypti em ação educativa e uma entrevista na rádio comunitária, além do monitoramento do vetor pelo grupo dos Agentes de Vigilância em Saúde SMS-RJ.
 
A organização dessa campanha tem participação do CSEGSF/ENSP/Fiocruz, Cooperação Social da Fiocruz, Bio-Manguinhos/Fiocruz, IOC/Fiocruz, SMS/RJ, DVS e Conselho Comunitário de Manguinhos.

Seções Relacionadas:
Zika Congênita

Nenhum comentário para: Mutirão contra o Aedes aegypti em Manguinhos será nesta quarta-feira (6/1)