Busca do site
menu

Centro de Saúde inaugura Espaço de Educação em Saúde Doutor Mario Sayeg

ícone facebook
Publicado em:21/12/2015
Centro de Saúde inaugura Espaço de Educação em Saúde Doutor Mario SayegEsse ano, o Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Pasi), desenvolvido pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) completou 20 anos. O Pasi funciona como um catalizador, favorecendo a interação de seus participantes e estimulando o desenvolvimento de soluções próprias e específicas para seus problemas. Durante a confraternização de fim de ano do Programa, em 16 de dezembro, foi inaugurado o Espaço de Educação em Saúde Doutor Mario Sayeg.

O local foi pensado para o desenvimento das atividades com os paticipantes do Programa de Atenção à Saúde do Idoso, que ao promover o resgaste da auto-estima e do controle do tempo e da vida dos idosos, se fortalece como referência de apoio emocional permitindo a troca de experiências de forma aberta e sem restrições.
 
Quem foi Mário Sayeg

Centro de Saúde inaugura Espaço de Educação em Saúde Doutor Mario SayegMário Sayeg era pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Sua vida inteira foi dedicada à Fiocruz, tendo ocupado o cargo de vice-presidente de Planejamento durante a gestão do presidente Guilardo Martins Alves na Fiocruz, sendo um dos pioneiros nos estudos sobre envelhecimento e saúde no Brasil e criado o Programa da Terceira Idade da Fundação.

No ano de 1962, deixou de exercer a cardiologia, passando a trabalhar e a se preocupar com os idosos. De lá para cá, foi responsável pela elaboração de diversos programas e cursos voltados para a terceira idade, culminando, em 1993, com a formação da primeira turma do Curso de Especialização em Envelhecimento e Saúde do Idoso da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Esta iniciativa foi pioneira em trazer para o campo da saúde pública uma nova visão sobre o envelhecimento da população, formando assim profissionais melhores capacitados para trabalhar nos campos da geriatria e gerontologia.

Na ENSP, além de aulas nos cursos regulares da Escola, o médico criou o Núcleo de Saúde do Idoso do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS). Seu desempenho foi fundamental ainda para a estruturação da Sociedade de Geriatria e Gerontologia, seção Rio de Janeiro.

A Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer, Doenças Similares e Idosos Dependentes APAZ, em 2002, prestou uma homenagem ao pesquisador Mário Sayeg pelo trabalho desenvolvido na área.

Em 2003, a publicação Cadernos de Saúde Pública lançou um volume (19-3/maio-junho 2003) dedicado à saúde pública e envelhecimento como uma homenagem especial ao professor Mário Sayeg. No mesmo ano, foi agraciado com o Prêmio Direitos Humanos da Opas, na categoria Idosos personalidade. O prêmio é um reconhecimento do governo federal ao trabalho desenvolvido na área de direitos humanos.

O médico, também em 2003, recebeu um diploma de reconhecimento da Associação Brasileira de Higiene pelo seu importante trabalho na área de Saúde Pública.

Faleceu em 2007, aos 82 anos.


Nenhum comentário para: Centro de Saúde inaugura Espaço de Educação em Saúde Doutor Mario Sayeg