Busca do site
menu

Especialização e educação profissional: Escola oferece vagas em dois cursos

ícone facebook
Publicado em:30/12/2015

*Atualizada em 27/6/2016

Especialização e educação profissional: Escola oferece vagas em dois cursosCom o objetivo de aprofundar conhecimentos e habilidades técnicas em setores específicos do saber, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para dois cursos de especialização - Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social e Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde - atraindo estudantes brasileiros, latino-americanos e dos Países Africanos de Língua Portuguesa (Palops), e integrando o programa de formação baseado em competências. Este programa é percebido como fundamental para o aprimoramento do SUS e o fortalecimento das ações e serviços de saúde nas esferas local, nacional e, cada vez mais, global. Os cursos são presenciais e as inscrições devem ser feitas na Plataforma Siga da Fiocruz. Confira a lista de oportunidades, os prazos de inscrição e os objetivos de cada um deles.

* ESPECIALIZAÇÃO

Curso de especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social

 

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social. Ao todo, são oferecidas 32 vagas, sendo 2 vagas para candidato estrangeiro, com possibilidade de remanejamento caso não sejam ocupadas. O curso tem como objetivo formar profissionais da área da saúde, da educação e afins que façam interface com o setor saúde, membros de organizações comunitárias, gestores do SUS e das diferentes esferas do governo para desenvolver práticas de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social. O curso visa desenvolver quatro áreas de competência: Cuidado à saúde, Desenvolvimento Social, Gestão participativa do processo de trabalho e Educação, que serão combinadas com ênfases distintas e oferecidas nas três unidades de aprendizagem que compõe a formação. O curso é coordenado pela pesquisadora da ENSP Maria de Fátima Lobato e as inscrições devem ser feitas por meio da Plataforma Siga. 
 
A formação é oferecida anualmente e é fundamentada em uma abordagem pedagógica, cujo princípio estruturante é a relação entre processo de trabalho e formação. Baseia-se na construção de currículos orientados por competência que criem capacidades de articular e mobilizar conhecimentos. Trabalha com o desenvolvimento de atributos integrados (cognitivos, psicomotores e afetivos) que propiciem o desenvolvimento de práticas bem-sucedidas no cotidiano dos serviços.


Edital e inscrições, até 21/7/2016, aqui.



Curso de Especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde

 

Foram prorrogadas as inscrições para Curso de Especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde, que faz parte da estratégia da Fiocruz de formação gerencial e de qualificação dos profissionais da área de gestão da instituição. O curso é direcionado a servidores da Fundação que exercem o cargo de Analista de Gestão em Saúde, lotados nas Unidades do Rio de Janeiro e das regionais, e oferece 40 vagas. O novo prazo de inscrições é até o dia 30/6 e as mesmas devem ser feitas na Plataforma Siga Ls. Acesse o edital.
 

A Especialização tem o objetivo de propiciar aos servidores do cargo de Analista de Gestão em Saúde da Fiocruz uma formação generalista em gestão aplicada a organizações de Ciência e Tecnologia em saúde, que possibilite o desenvolvimento de competências básicas necessárias ao exercício de funções técnicas diferenciadas na instituição. A coordenação está a cargo dos pesquisadores Pedro Ribeiro Barbosa e José Manuel Santos de Varge Maldonado.

​

Edital e inscrições, até 30/6/2016, aqui.


Seções Relacionadas:
Editais Ensino

Especialização e educação profissional: Escola oferece vagas em dois cursos

2 comentários
MARIA RITA DE SOUZA CRUZ
20/10/2016 05:50
gostariar de participar de cursos ead
HERMES HONORIO DE MIRANDA
08/05/2016 19:54
parabéns , gostei e refleti os artigos..obrigado