Segundo dia da 15ª CNS trata da valorização do trabalho e financiamento do SUS

Publicada em
 
 
 

Valorização do Trabalho e Formação no SUS e Financiamento do SUS e relação público-privada foram os dois grandes temas de debate na manhã de quarta-feira (2/12), durante a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que teve início nesta terça e segue até o dia 4/12. Com o tema Saúde de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro, a conferência conta cerca de três mil delegados, de todos os estados do país.

A discussão sobre a valorização do trabalho contou com a participação do secretário de Gestão do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde (SGETS/MS), Heider Aurélio Pinto, da pesquisadora da ENSP/Fundação Oswaldo Cruz Maria Helena Machado, e uma representante da reitoria da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia (UFSB). Foram explicitados alguns princípios norteadores para os trabalhadores, como a criação da própria SGETS. “Precisamos inserir esse movimento de formação em todos os ambientes da saúde. O trabalhador não é um recurso da saúde, ele é parte desse sistema”, afirmou o secretário só SGETS, Heider Pinto. Na ocasião, Maria Helena falou das tendências no âmbito da saúde e da elevação do nível de escolaridade a feminilização nas profissões como parte do processo de intervenção e resultados da formação em educação em saúde. Saiba mais aqui.

Já o tema financiamento do SUS compõe um dos oito eixos da conferência. Para subsidiar o debate, que contou com cerca de 300 pessoas, entre delegados, convidados e participantes livres, estiveram presentes o conselheiro nacional de saúde (CNS), Ronald Santos, o presidente do conselho nacional de secretários municipais de saúde (Conasems), Mauro Guimarães e o secretário executivo do Conselho Nacional de secretários de Saúde (Conas), Jurandir Frutoso. Veja como foi o debate.

Confira também:

Começa, em Brasília, a 15ª Conferência Nacional de Saúde

CNS legitima participação popular no SUS

Confira o discurso da Presidenta do CNS, Socorro Souza, de abertura da 15ª Conferência Nacional de Saúde

Nenhum comentário para "Segundo dia da 15ª CNS trata da valorização do trabalho e financiamento do SUS"

Ninguém ainda comentou esta matéria. Seja o primeiro!

comente esta matéria

Utilize o formulário abaixo para se logar.