Busca do site
menu

Evento destaca importância das práticas de monitoramento e avaliação para a saúde

ícone facebook
Publicado em:26/11/2015
Evento destaca importância das práticas de monitoramento e avaliação para a saúdeA Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, por meio do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (Laser/ENSP/Fiocruz), e a Secretária Executiva do Ministério da Saúde, por intermédio do Departamento de Monitoramento e Avaliação (Demas/SE/MS), realizarão, de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2015, o Seminário Internacional Monitoramento e Avaliação para Ação. O evento, que ocorre no bojo do Ano Internacional da Avaliação, é uma iniciativa do Laser/ENSP e resulta de uma agenda estratégica implementada pelo Ministério da Saúde em 2011, que buscou aprimorar os processos de planejamento, monitoramento e avaliação para proporcionar transparência às ações desenvolvidas e dar visibilidade àquilo que está sendo feito em prol da saúde da população. O seminário será realizado na Fiocruz Brasília, e as inscrições estão abertas para participação nas mesas-redondas.
 
Conforme explicou o diretor do Demas/MS, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, o seminário faz parte das diversas inovações propostas pelo Ministério nos processos de planejamento, monitoramento e avaliação e na compatibilização do Plano Plurianual (PPA) e do Plano Nacional de Saúde (PNS) - que estão em vigor até o final de 2015.
 
“O evento é parte de uma ampla estratégia iniciada em 2011, quando o MS inovou nas formas de monitoramento e avaliação (M&A), e também na própria concepção dos seus instrumentos de planejamento e gestão. A partir do alinhamento estratégico do PPA e do PNS, incorporamos uma cultura de avaliação e monitoramento de forma mais dinâmica. A parceria com a Fiocruz nos permitiu formar mais de 150 especialistas na área. Além disso, capacitamos cerca de 200 profissionais em oficinas de M&A para o entendimento da importância desse campo e visando criar uma cultura organizacional. Portanto, esse é um caminho que percorremos há quatro anos, e agora, por intermédio da forte parceria com o Laser/ENSP, grupo que tem expertise na área de M&A, estamos em condições de dialogar com atores no âmbito nacional e internacional”, contextualizou o diretor.
 
Para a coordenadora do Laser/ENSP, Gisela Cardoso, é preciso esclarecer que o processo de avaliação, além de promover ajustes nos programas, procura destacar aquilo que é feito de forma positiva pelos gestores. “Tentamos modificar o estereótipo da avaliação, ou seja, de algo que simplesmente julga e critica de forma negativa. Nossa compreensão de avaliação propõe mudanças no sentido positivo”. 

"Planejamento, monitoramento e avaliação fazem parte do escopo da transparência pública"
 
O seminário, que coincide com a 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS), terá sua programação dividida em duas oficinas, nos dias 30/11 e 1/12. A primeira, coordenada por Linda Lee, consultora independente do campo da avaliação no Canadá, abordará o tema Introdução à Avaliação Participativa. A atividade do dia seguinte debaterá as Práticas de translação e avaliação de intervenções na saúde pública, e será ministrada pela pesquisadora da Universidade de Montreal, no Canadá, Louise Potvin. A conferência de abertura será no dia 2 de dezembro, com a palestra Redesigning public health for a sustainable future, a ser proferida pela pesquisadora Astrid Brousselle, da Universidade de Sherbrooke, no Canadá. Confira a programação completa e os coordenadores de cada atividade.
 
“Nos reuniremos com especialistas nacionais, internacionais e diversos parceiros para refletir acerca das nossas experiências, beber de outras fontes e aprofundar todas as ações desenvolvidas, visando, essencialmente, aprimorar o que estamos fazendo e criar novas tecnologias para os próximos PPA e PNS. Ou seja, queremos também analisar se a metodologia utilizada nesse período contribuiu para a obtenção de avanços no âmbito do MS e do SUS”, admitiu Paulo.
 
No que diz respeito à realização do Seminário juntamente com a 15ª CNS, o diretor do Demas/MS revela que o planejamento, monitoramento e avaliação ganham potência política na esfera de um sistema republicano. Um exemplo foi o prêmio conferido pelo TCU, em 2014, como experiência mais importante dentre todos os Ministérios. “Não tratamos de um assunto meramente tecnocrático ou burocrata, como era visto anteriormente. O planejamento, o monitoramento e a avaliação fazem parte do escopo da transparência pública. O cidadão precisa saber se as promessas de governo foram devidamente alcançadas. Casar o seminário com a conferencia potencializa politicamente o que buscamos refletir nesses quatro dias de evento”.
 
A coordenadora do Laser/ENSP, além de destacar a importância da idealizadora do seminário, a pesquisadora da ENSP e consultora do Demas, Elisabeth Moreira, comentou a possibilidade de união entre os campos da academia e da gestão. “O seminário é uma forma de promover a interlocução entre a academia e a gestão, de aproximá-los, de fazê-los a pensar juntos. A academia não pode estar afastada da realidade, da mesma maneira que as pesquisas devem estar em sintonia com as reais necessidades da sociedade”, afirmou.

Evento destaca importância das práticas de monitoramento e avaliação para a saúde

Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Evento destaca importância das práticas de monitoramento e avaliação para a saúde