Busca do site
menu

Farmacoepidemiologia: seminário debate formas de acesso a medicamentos essenciais

ícone facebook
Publicado em:23/11/2015

Farmacoepidemiologia: seminário debate formas de acesso a medicamentos essenciaisTeve início, nesta segunda-feira (23/11), na ENSP, o seminário internacional Pharmacoepidemiology Research on Essential Medicines. O evento busca discutir com atores nacionais e internacionais soluções para o acesso a medicamentos essenciais, principalmente às populações negligenciadas, no que diz respeito aos custos de produção e comercialização dos mesmos. O evento, fechado ao público, vai até o dia 25/11, e mantém-se como parte da parceria do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP) com o Instituto Karolinska, iniciada em 2012.

A mesa de abertura foi composta pelo vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Jorge Bermudez, pelo diretor da ENSP, Hermano Castro, pelo representante do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), Márcio Rodrigues, pela chefe do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP), Maria Auxiliadora Oliveira, pela pesquisadora da Escola, Vera Pepe (Daps/ENSP) e pela organizadora do encontro e também pesquisadora da Escola, Claudia Osório. Na ocasião, Bermudez destacou a importância do NAF/ENSP em ter se tornado, definitivamente, um departamento da Escola e lembrou que este segue sendo recredenciado como Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde em Políticas Farmacêuticas, ampliando assim seu escopo de atuação com os países das Américas e, principalmente, com os da África.

“Buscamos trabalhar políticas de medicamentos mais acessíveis não só para HIV/Aids, tuberculose ou malária, mas também para hepatite C e doenças crônicas não-transmissíveis, que são responsáveis por altos custos e que não chegam às populações negligenciadas. Temos que eliminar as barreiras regulatórias e de propriedades intelectuais existentes hoje para o benefício de todos”, ressaltou o vice-presidente da Fiocruz, Jorge Bermudez.

Os vídeos do seminário estarão, em breve, no canal da ENSP no YouTube.

Entre as diversas atividades que compõem o seminário está a realização do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos, no dia 25/11, com o tema Compras públicas em sistemas de saúde: qualidade e preço. Serão palestrantes do evento Fabíola Sulpino Vieira, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Björn Wettermark, do Conselho da Municipalidade de Estocolmo (Suécia), Laura Anne Krech, da Universidade de São Paulo (USP), com coordenação de Rondineli Mendes da Silva, pesquisador da ENSP/Fiocruz. O Ceensp está marcado para 14 horas, no salão internacional da Escola, e será aberto a todos os interessados. Já no dia 26/11 ocorrerá a reunião da Drug Utilization Research Group Latin America (DURG LA) como evento suplementar ao seminário, tendo como participantes pesquisadores brasileiros e sul-americanos, com o objetivo de debater propostas conjuntas de pesquisa entre os países.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Farmacoepidemiologia: seminário debate formas de acesso a medicamentos essenciais