Busca do site
menu

Ceensp abordará questão das compras públicas em sistemas de saúde

ícone facebook
Publicado em:24/11/2015

Na quarta-feira, 25 de novembro, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos debaterá o tema Compras públicas em sistemas de saúde: qualidade e preço. Serão palestrantes da atividade Fabíola Sulpino Vieira, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Björn Wettermark, do Conselho da Municipalidade de Estocolmo (Suécia), Laura Anne Krech, da Universidade de São Paulo (USP), com coordenação de Rondineli Mendes da Silva, pesquisador da ENSP/Fiocruz. O Ceensp está marcado para 14 horas, no salão internacional da Escola, e será aberto a todos os interessados.

O encontro encerra a programação do seminário internacional Pharmacoepidemiology Research on Essential Medicines, promovido pelo Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP), em parceria com o Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP), entre os dias 23 e 25 de novembro, que reunirá pesquisadores de diversos países com o intuito de compartilhar experiências sobre as pesquisas em farmacoepidemiologia - em especial aos medicamentos voltados para doenças negligenciadas -, realizadas na Europa, Américas do Norte e Latina, e Austrália.

Já no dia 26/11 ocorrerá a reunião da Drug Utilization Research Group Latin America (DURG LA) como evento suplementar ao seminário, tendo como participantes pesquisadores brasileiros e sul-americanos, com o objetivo de debater propostas conjuntas de pesquisa entre os países.
 

Ceensp abordará questão das compras públicas em sistemas de saúde


Ceensp em 2015

O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp) é um importante espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. O objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia. O Ceensp é um componente estratégico para a formação dos alunos, destinado à circulação de ideias e de diálogo com os diversos setores da saúde pública.

O primeiro encontro de 2015 teve como tema A crise no abastecimento de água. A atividade contou com a participação da pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP, Bianca Dieile, da professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ana Lucia Nogueira de Paula Britto e do representando do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Décio Tubbs Filho.

O segundo Ceensp tratou do tema Medicamentos para doenças raras, eficiência econômica versus equidade social e teve como expositores os professores da Faculdade de Medicina da Uerj Denizar Vianna e Fernando Aith e a representante do Instituto Canguru Marlene Sturm.

A terceira atividade abordou os Indígenas nas estatísticas nacionais de saúde. Foram convidados para debater a questão os pesquisadores da Escola Andrey Moreira Cardoso e Carlos Coimbra Jr. e a pesquisadora do IBGE Nilza Pereira.

O quarto Ceensp, que aconteceu no dia 13 de maio, debateu o absenteísmo, ou seja, a falta ao trabalho e os motivos que levam os trabalhadores a se ausentar de seus empregos. Fatores psicossociais, como assédio, falta de reconhecimento, entre outros, foram listados como motivos desse fenômeno, que traz impactos para a economia e a saúde pública. Frida Fischer, da USP, e Lúcia Rotenberg, do IOC, foram as palestrantes.

A quinta atividade abordou a Psiquiatria sob influência: corrupção institucional, danos sociais e proposições para reforma, reunindo Robert Whitaker, nome de destaque no jornalismo científico, e o pesquisador da ENSP/Fiocruz Fernando Ferreira Pinto de Freitas.

O sexto Ceensp debateu a Vigilância do óbito materno, infantil e fetal e atuação em Comitês de Mortalidade, com exposição dos pesquisadores Célia Landmann Szwarcwald (pesquisadora do Icict/Fiocruz), Sônia Lansky (representante do Comitê de Prevenção do Óbito Materno, Fetal e Infantil da Secretaria Municipal de BH) e Sonia Duarte de Azevedo Bittencourt (pesquisadora da ENSP).

Com o tema Processo de Implantação das Unidades de Pronto Atendimento no Estado do Rio de Janeiro - desafios para a conformação da rede de atenção às urgências, o sétimo Ceensp de 2015 contou com as exposições de Armando de Negri, gestor do Ligress - Hospital do Coração (HCor), e Luciana Dias Lima, pesquisadora do Departamento de Administração e Saúde da ENSP,  que destacaram os fatores que interferem na organização, funcionamento e desempenho das UPAs no Rio de Janeiro.

O oitavo Centro de Estudos realizado na Escola aconteceu durante o período de greve na instituição e debateu Saúde e Modelo Econômico. Para discutir o assunto estiveram presentes Carlos Ocké Reis, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Maria de Fátima Andreazzi, da UFRJ. A mesa foi coordenada por Marina Noronha, pesquisadora da ENSP.

revisão da Lei de Patentes e as implicações para o acesso a medicamentos foi o tema do nono Ceensp em 2015. Estiveram presentes Sara Helena Pereira e Silva, das Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais, Felipe de Carvalho, do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual da Rede Brasileira para a Integração dos Povos, Reinaldo Guimarães, da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades e Jorge Bermudez, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz. A atividade foi coordenada por Gabriela Costa Chaves, pesquisadora da ENSP.

O décimo encontro do Ceensp debateu os acidentes de trabalho no Brasil segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, com as participações de Célia Landmann Szwarcwald, pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) e Heleno Rodrigues Corrêa Filho, da Universidade de Brasila (UNB). O Centro de Estudos foi coordenado por Francisco Pedra, pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP).

A prevenção nossa de cada dia: dilemas e desafios para a saúde foi o tema do décimo primeiro encontro do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP, no dia 11 de novembro. A atividade foi coordenada pelo pesquisador Luiz Antonio Bastos Camacho e recebeu os palestrantes Arn Migowski, do Instituto Nacional de Câncer Jose Alencar Gomes da Silva (Inca), Luis David Castiel e Paulo Nadanovsky, ambos do departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da ENSP (Demqs).

As reportagens sobre todos os Centros de Estudo, bem como o vídeo completo das palestras, estão disponíveis em www.ensp.fiocruz.br/ceensp.


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Ceensp abordará questão das compras públicas em sistemas de saúde