Busca do site
menu

ENSP recebe evento internacional sobre farmacoepidemiologia

ícone facebook
Publicado em:17/11/2015

ENSP recebe evento internacional sobre farmacoepidemiologiaO Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP), em parceria com o Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP), realizará, de 23 a 26 de novembro, o seminário internacional Pharmacoepidemiology Research on Essential Medicines. O encontro, programado para o salão internacional da Escola, reunirá pesquisadores de diversos países com o intuito de compartilhar experiências sobre as pesquisas em farmacoepidemiologia - em especial aos medicamentos voltados para doenças negligenciadas -, realizadas na Europa, Américas do Norte e Latina, e Austrália. O seminário será encerrado na quarta-feira (25/11), com uma edição do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp) cujo tema será Compras públicas em sistemas de saúde: qualidade e preço. Os dois primeiros dias do evento são reservados a convidados.

O encontro mantém-se como parte da parceria do NAF/ENSP com o Instituto Karolinska, iniciada em 2012. “Este ano vamos nos debruçar sobre os medicamentos essenciais, a partir de trabalhos de profissionais do Brasil e de outros países para tratar das pesquisas em farmacoepidemiologia. Em 2013 fizemos a primeira edição deste encontro e privilegiamos, como tema, a América Latina e a formação de redes de pesquisa”, explicou a pesquisadora do NAF/ENSP e coordenadora geral do seminário, Claudia Osório.

No primeiro dia do seminário serão apresentados estudos sobre as Novas Perspectivas em Farmacoepidemiologia – Produzindo evidências para Estudos de Utilização de Medicamentos em Medicamentos Essenciais e Práticas Gestoras e Aquisição de Medicamentos – Projeto Comgás Project – Uso de dados de aquisição para investigar a utilização de medicamentos. Os temas em discussão no segundo dia serão Estudo de Utilização de Medicamentos em Medicamentos Essenciais e Carga de Doença: Um novo olhar para a Farmacoepidemiologia (Confira a programação em anexo).

Apesar de restrito a convidados nos dois primeiros dias, o seminário será encerrado com uma edição especial do Ceensp, no dia 25/11, às 14 horas. Com o tema Compras públicas em sistemas de saúde: qualidade e preço, o evento terá presença dos palestrantes Fabíola Sulpino Vieira, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Björn Wettermark, do Conselho da Municipalidade de Estocolmo (Suécia), Laura Anne Krech (USP) e coordenação de Rondineli Mendes da Silva (ENSP/Fiocruz).

Já no dia 26 de novembro, ocorrerá a reunião da Drug Utilization Research Group Latin America (DURG LA) como evento suplementar ao seminário, tendo como participantes pesquisadores brasileiros e sul-americanos, com o objetivo de debater propostas conjuntas de pesquisa entre os países.

A comissão organizadora do seminário é formada por Claudia Garcia Serpa Osorio de Castro (NAF/ENSP), Vera Lúcia Edais Pepe (Daps/ENSP), Rondineli Mendes da Silva (NAF/ENSP), Viviane B. Soares (NAF/ENSP) e Daiana Oliveira (NAF/ENSP).
 

ENSP recebe evento internacional sobre farmacoepidemiologia

 


Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Sessões Científicas

Nenhum comentário para: ENSP recebe evento internacional sobre farmacoepidemiologia