Busca do site
menu

PPGBIOS: encontro em Bogotá cria rede latino-americana de colaboração em Bioética

ícone facebook
Publicado em:12/11/2015
PPGBIOS: encontro em Bogotá cria rede latino-americana de colaboração em BioéticaImpulsionar a construção de um novo consenso latino-americano sobre modelos pedagógicos, conteúdos, metodologias e normas de avaliação da educação em bioética em nível de pós-graduação. Este foi o principal objetivo do II Seminário Regional de Educação Superior em Bioética, realizado em Bogotá, na Colômbia. O encontro teve a participação do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) e pesquisador da ENSP, Sergio Rego. Ele participou da construção da Carta de Bogotá, um dos resultados do seminário, que apontou a construção da Rede Regional de Educação em Bioética para a América Latina e Caribe.
 
De acordo com Sergio Rego, além de possibilitar a troca de experiências e reflexões, a reunião promoveu uma discussão bastante rica acerca do ensino da bioética no que se refere ao stricto senso. "Na América Latina temos poucos programas de pós nesta área. Apenas três instituições brasileiras oferecem formação em nível de doutorado", ressaltou ele que também foi palestrante no Seminário, na mesa Como avaliar aprendizagem em ética e bioética? Avaliação do que foi realizado (indicadores, medidas e normas.
 
A rede criada ao final do encontro foi pensada para ser um espaço de colaboração em educação em bioética. “Na carta em que a formalizamos, citamos sua importância, as colaborações e também falamos sobre a defesa do ensino e da reflexão crítica sobre valores da bioética e dos direitos humanos. Sua construção foi bastante interessante”, comentou o pesquisador. 
 
Rego destacou ainda que o sucesso desse seminário foram as possibilidades de troca de experiência. “Obviamente, temos compreensões diferentes sobre métodos e técnicas de ensino, sobre o que ensinar, o papel do ensino da bioética na construção da cidadania, entre outros.  A ideia não era definir programas mínimos ou coisa semelhante, mas fazer esse intercâmbio”. 
 
Ele assegurou ainda que o próximo passo é a assinatura de um memorando de entendimento com o Programa Regional da Unesco de Bioética. “O que se pretende é envolver a ENSP ativamente na reflexão sobre o tema da bioética e os direitos humanos e também nos caracterizarmos efetivamente como colaboradores ativos do programa regional”, analisou o Sergio Rego.

Seções Relacionadas:
Ensino ENSP Internacional Parcerias

Nenhum comentário para: PPGBIOS: encontro em Bogotá cria rede latino-americana de colaboração em Bioética