Busca do site
menu

Diretor da ENSP recebe título honorífico da Cátedra Internacional de Cuba

ícone facebook
Publicado em:13/11/2015
Durante recente visita a Cuba, o Diretor da ENSP, Hermano Castro, recebeu o título de Membro Honorífico da Cátedra de Saúde Pública Internacional Dr. Roberto Pereda Chávez, da Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (ENSAP). Na ocasião, Hermano proferiu a conferência Saúde Pública e Formação de Recursos Humanos em Saúde no Brasil: um olhar a partir da ENSP para o coletivo de docentes e alunos da ENSAP, onde teve a oportunidade de discutir alguns dos desafios cotidianos enfrentados pelas Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública no país, assim como o papel dessas instituições no fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

A Cátedra de Saúde Pública Internacional Dr. Roberto Pereda Chávez atua como um centro de referência, nacional (cubano) e internacional, para o ensino, pesquisa e intercâmbio na área da saúde, se constituindo como principal repositório de toda a história da cooperação cubana no campo da saúde. Coordenada pela ENSAP, desenvolve estratégias para o aperfeiçoamento permanente das ações de cooperação internacional em saúde, através da priorização de temas relevantes no contexto da Saúde Global e do trabalho conjunto com instituições formadoras e instâncias de governo de países com os quais Cuba desenvolve acordos de cooperação.

Mais que um título individual, para o diretor da ENSP, tal distinção representa um reconhecimento, pela ENSAP, do histórico de exitosa colaboração entre as duas Escolas em temas como saúde ambiental, saúde global, diplomacia da saúde, sistemas de saúde comparados e tantos outros, que ao longo dos anos solidificaram uma estreita e solidária colaboração entre essas instituições formadoras latino-americanas. 

Hermano anunciou ainda a realização do I Colóquio Brasil-Cuba de Formação em Saúde Pública, que acontecerá de 8 a 10 de dezembro, no auditório térreo da Escola. O evento tem vagas limitas e segue com inscrições abertas até 30 de novembro. O I Colóquio visa fortalecer as capacidades formativas regionais em saúde pública do Brasil e de Cuba e discutir a formação na área a partir de experiências das principais escolas dos dois países, contribuindo assim para a criação de espaços colaborativos entre alunos, profissionais de saúde e professores. 

Confira a entrevista no vídeo abaixo.
 


Seções Relacionadas:
Entrevistas Vídeos

Nenhum comentário para: Diretor da ENSP recebe título honorífico da Cátedra Internacional de Cuba