Busca do site
menu

Instituições lançam plano de eliminação da malária no país

ícone facebook
Publicado em:11/11/2015

Instituições lançam plano de eliminação da malária no paísEm um evento organizado pelo Ministério da Saúde do Brasil, gestores e especialistas do país se encontram na terça-feira (10/11) para lançar o Plano de Malária do Brasil, com ênfase na malária falciparum, a fim de se atingir a eliminação da malária até 2030. Com base nos progressos alcançados nos últimos anos sob os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o Brasil foi nomeado o Campeão da Malária das Américas em 2015 pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) na semana passada e se junta a outros países da região que estão trabalhando extensivamente no progresso contra a doença.

O fortalecimento de parcerias, colaborações multissetoriais e o compromisso politico no Brasil contribuíram para uma redução de mais de 60% dos óbitos de malária no país entre 2004 a 2014. A redução de 83% dos casos de malária em municípios de extrema pobreza neste período desencadeia um potencial econômico nas comunidades mais afetadas, ajudando no progresso do desenvolvimento econômico.

“O Brasil está apresentando um decréscimo nos casos de malária a cada ano como resultado do esforço conjunto de municípios, estados e do Ministério da Saúde e, em 2014, foi registrado o menor número de casos ao longo dos últimos 35 anos”, disse o Dr. Antônio Carlos Figueiredo Nardi, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. “Para alcançar a meta de eliminação da malária por Plasmodium falciparum, responsável pelos casos mais graves e mortes, devemos continuar a trabalhar em conjunto para intensificar os nossos programas de vigilância, prevenção e tratamento, enquanto passamos de controle para eliminação.”

Para atingir essas metas, a Estratégia do Plano Eliminação de Malária do Brasil vai fornecer a orientação técnica necessária para os municípios a adequarem seus esforços, tendo como base as particularidades da epidemiologia local, de modo a atingir a eliminação. Para cada uma das várias fases, o plano define estratégias diferenciadas para o diagnóstico, tratamento, controle vetorial, educação em saúde e mobilização social, ao mesmo tempo destacando a importância de trabalhar em todos os setores para atingir o máximo impacto.

O Plano de Eliminação da Malária do Brasil é apoiado pela Estratégia Técnica Global (GTS) da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Malária 2016-2030 e da Parceria Roll Back Malaria para um mundo livre de malária. Ambos serão lançados em português durante a reunião em Brasília.

Aprovada pela Assembleia Mundial da Saúde em maio de 2015 e resultante da consulta de peritos em todo o mundo com as regiões, países e comunidades afetadas, a Estratégia fornece orientação técnica e um quadro de ação e de investimentos para atingir as metas de 2030 de reduzir a incidência de casos e as mortes em 90% – em comparação com 2015 – e eliminar a doença em outros 35 países.

Clique aqui e leia mais 


Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Instituições lançam plano de eliminação da malária no país