Busca do site
menu

ENSP forma cerca de 300 profissionais para o Sistema Único de Saúde

ícone facebook
Publicado em:10/11/2015
ENSP forma cerca de 300 profissionais para o Sistema Único de SaúdeEnsino, pesquisa e assistência são os principais pilares de sustentação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) desde sua fundação, na década de 50. Na semana que homenageou os servidores da instituição, a ENSP realizou a tradicional cerimônia de formatura dos cursos de pós-graduação. Em 2015, a Escola formou cerca de 300 profissionais altamente qualificados para atuar nas mais diversas esferas do Sistema Único de Saúde. Durante a solenidade, a vice-diretora de Ensino, Tatiana Wargas, lembrou que os alunos ali presentes encerravam um ciclo para dar início a outro. "Estamos em um momento de transformação em nosso país. Vocês agora são agentes sociais de transformação e estão à frente de lugares que podem contribuir para essa mudança. A partir de agora, encarem essa missão para a construção de país melhor".

A cerimônia de formatura contou ainda com a presença da coordenadora-geral de Pós-Graduação da Fiocruz, Maria Cristina Guilam, do diretor da ENSP, Hermano Castro, da coordenadora adjunta do programa de pós-graduação em Saúde Pública, Marly Marques da Cruz, da coordenadora do programa de pós-graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente, Liliane Teixeira Reis, e dos professores Willer Baumgarten Marcondes, escolhido como paraninfo, e Roland Fermin Schramm, que foi patrono das turmas. Ao todo 298 alunos se formaram, sendo 250 dos cursos de mestrado e doutorado dos quatro programas de pós-graduação da ENSP (Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente, Epidemiologia em Saúde Pública e Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva) e 48 alunos do curso de especialização em Saúde Pública dos anos de 2013 e 2014.

Ao saudar os alunos e seus familiares, o diretor da ENSP afirmou que a missão da Escola é preparar os profissionais para enfrentar os desafios que se apontam para o país, principalmente aqueles ligados à enorme desigualdade social existente no Brasil. “Na área da saúde, por exemplo, temos muitos desafios a enfrentar. Encarar esses desafios significa compreender um conceito de saúde ampliado que determina socialmente a vida das pessoas. Acredito que a civilidade e a cidadania devem estar acima de tudo, de qualquer coisa. Espero profundamente que essa Escola possa ter reforçado ainda mais isso dentro de vocês. Parabéns a todos, e lembrem-se: precisamos defender a vida, a nação e o nosso pais. Contem sempre conosco”, pontuou Hermano.

A coordenadora-geral de Pós-Graduação da Fiocruz, Maria Cristina Guilam, reforçou a importância da tradicional cerimônia de formatura realizada todos os anos pela ENSP.” Esse é um momento muito especial, trata-se de uma cerimônia ímpar em termos de pós-graduação no Brasil, e o papel formador da ENSP é fundamental na questão civilizatória. A partir dos desafios que assume, essa Escola consegue, com maestria, ampliar cada vez mais as fronteiras do conhecimento. Estão todos de parabéns”, comemorou. Representando o programa de pós-graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente, Liliane Teixeira Reis destacou a importância do papel formador da Escola, no sentido de as pessoas "aqui formadas" levarem muitas contribuições para suas áreas de atuação.

A coordenadora adjunta do programa de pós-graduação em Saúde Pública, Marly Marques da Cruz parabenizou os alunos e ressaltou que eles já fazem toda a diferença por estarem na ENSP - cursando o maior programa de Saúde Pública do Brasil. “Contamos, aqui na Escola, com uma enorme variedade de conhecimentos. Atualmente, os cursos de mestrado profissional estão no topo, além de sermos a instituição que mais oferta essa modalidade. Essa é uma batalha, um crescimento não só acadêmico, mas da vida”, considerou Marly. Como patrono das turmas, o pesquisador e docente da Escola Roland Fermin Schramm afirmou que um professor que se respeita é aquele que aprende com seus alunos.

“O patrono é o protetor, aquele que protege a turma, os alunos. Estou nessa Escola desde 1989, e ao longo de todos esses anos protejo e aprendo diariamente com vocês. Parabéns a todos por esse passo promissor na vida de vocês. A partir de agora, a capacidade de olhar e ter um olhar crítico é o maior diferencial de vocês”, analisou Roland Fermin. Escolhido como paraninfo das turmas, o pesquisador e professor Willer Baumgarten Marcondes, do Departamento de Ciências Sociais, comentou que a indicação foi muito importante para sua vida acadêmica. “Com a bagagem que estão carregando daqui, vocês devem se engajar nas lutas do nosso país. Façam ciência, sim, sempre, mas de maneira que o ser humano sempre esteja no centro de tudo”, concluiu Willer.

Confira a lista com os nomes dos formandos dos cursos de mestrado e doutorado dos programa de pós-graduação stricto sensu e do programa de pós-graduação lato-sensu (turmas de 2013 e 2014). 

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: ENSP forma cerca de 300 profissionais para o Sistema Único de Saúde