Busca do site
menu

Curso que avalia impacto dos grandes empreendimentos na saúde será ofertado na Bahia

ícone facebook
Publicado em:06/11/2015
Curso que avalia impacto dos grandes empreendimentos na saúde será ofertado na BahiaDe 9 a 13 de Novembro de 2015, o Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia - CPqGM) sediará o Curso Internacional sobre Avaliação de Impacto a Saúde em Grandes Empreendimentos (AIS), coordenado pelos pesquisadores Sandra Hacon, Nelzair Vianna e Andre Périssé. O curso será ministrado pelo professor Mirko Winkler, do Instituto de Medicina Tropical e Saúde Pública da Suíça, e que possui larga experiência no tema, com trabalhos em países da África, Ásia e América do Sul. A iniciativa tem apoio do Projeto Inova ENSP, do Programa Ciência sem Fronteiras, da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia e do Ministério da Saúde. 
 
A Avaliação de Impacto à Saúde (AIS) é uma metodologia que engloba a identificação, predição e avaliação das esperadas mudanças nos riscos na saúde (podendo ser tanto negativas como positivas, individual ou coletivas), causadas por uma política, um programa, um plano ou projetos de desenvolvimento em uma população definida.
 
O trabalho de Winkler é baseado em estatísticas e literatura, mas também consiste em informações das organizações de saúde e também envolvendo os atores sociais do local. Em abril de 2015, em palestra na ENSP/Fiocruz, o convidado afirmou que o aumento de doenças causadas por vetores (pela imigração que faz crescer a densidade demográfica e por mudanças no estilo de vida das pessoas) e o aumento de doenças sexualmente transmissíveis (ocasionado pelo aumento da prostituição) são alguns dos impactos observados.
 
Curso que avalia impacto dos grandes empreendimentos na saúde será ofertado na BahiaMirko Winkler é formado em Ciências Ambientais (MSc ETH), Epidemiologia (PhD) e Clínica de Medicina Tropical (DTM & H). Considera-se um epidemiologista ambiental sendo, portanto, preocupado com o estudo de exposições ambientais que contribuem para condições adversas de saúde e a identificação de intervenções de saúde pública para gerir os riscos associados. Suas atividades de pesquisa atuais têm dois focos. Uma delas é sobre a Avaliação do Impacto na Saúde (AIS) nos setores extrativistas e de desenvolvimento de bioenergia de recursos hídricos. O outro é sobre a avaliação de risco microbiológico e químico no contexto do planejamento do saneamento e urbanização.

Seções Relacionadas:
Ensino ENSP Internacional

Nenhum comentário para: Curso que avalia impacto dos grandes empreendimentos na saúde será ofertado na Bahia