Busca do site
menu

ENSP fortalece cooperação com instituições formadoras em saúde de Cuba

ícone facebook
Publicado em:05/11/2015
Com o objetivo definir uma agenda de trabalho conjunto e cooperações entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e instituições cubanas para o fortalecimento das capacidades formativas em saúde pública nos dois países, o diretor da ENSP, Hermano Castro, e o vice-diretor de Ambulatórios e Laboratórios da Escola, Marco Menezes, participam de uma missão técnica institucional em Cuba. Durante o encontro, eles cumpriram uma agenda de reuniões e conferências junto às principais instituições formadoras em saúde pública do país.

ENSP fortalece cooperação com instituições formadoras em saúde de Cuba

A primeira parte da agenda aconteceu em Havana, onde os diretores participam de reuniões de trabalho na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensap) e no Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia (Inhem) de Cuba, para discutir temas como a colaboração em cursos e programas de formação, o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos, o intercâmbio de alunos e professores e o apoio ao fortalecimento de programas de serviços de saúde nos dois países, além de avaliarem os produtos do Programa de Estágio Internacional da ENSP, cuja primeira turma concluiu recentemente seu trabalho naquele país. 
 
Por ocasião da missão técnica institucional, Castro participou, em Havana, como convidado da Cátedra de Saúde Internacional Dr. Roberto Pereda Chávez da ENSAP, em que proferiu uma conferência sobre Sistema Único de Saúde brasileiro e os desafios para a formação em saúde pública no país.
 
Já a segunda parte da agenda, está acontecendo na província de Holguín, onde Hermano Castro e Marco Menezes participam, como conferencistas convidados, do V Congresso cubano sobre saúde e qualidade de vida e da sessão acadêmica. Além dos diretores da ENSP, também estão presentes no encontro dirigentes e acadêmicos da ENSAP, do INHEM e do Instituto Nacional de Salud de los Trabajadores (Insat) de Cuba, cujo objetivo é apresentar os principais desafios e estratégias de superação para a formação em Saúde Pública nos dois países e na região da América Latina.
 
ENSP realizará evento internacional em dezembro
 
Durante a missão, foram definidas as datas e o programa preliminar do I Colóquio Brasil-Cuba sobre formação em saúde pública, que será realizado na ENSP/Fiocruz, de 8 a 10 de dezembro. O evento tem como objetivo avançar no intercâmbio de experiências sobre educação, formação e qualificação profissional em Saúde Pública, e foi concebido em abril de 2015 durante a primeira missão técnica da ENSP a Cuba.
 
O colóquio tem como convidados professores e dirigentes de instituições formadoras em saúde pública de Cuba e do Brasil, profissionais de saúde desses países e estudantes, que ao longo dos três dias participarão de debates e conferências acadêmicas sobre temas como a formação para a Atenção Básica, o Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde, as competências requeridas para a atuação em sistemas de saúde com acesso universal e a perspectiva internacionalista da formação em Saúde Pública. 
 
O evento tem vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas aqui até o dia 30 de novembro. A programação completa será divulgada em breve em todos os meios de comunicação da Escola – Informe ENSP, Facebook e Twitter.

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional

Nenhum comentário para: ENSP fortalece cooperação com instituições formadoras em saúde de Cuba