Busca do site
menu

Escola traça acordo com Universidade de Washington

ícone facebook
Publicado em:28/10/2015
Tuberculose, doenças infecciosas e mudanças globais são os temas de interesse prioritários na cooperação a ser estabelecida entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e a Universidade de Washington. Para celebrar o acordo, apresentar as instituições, trocar experiências e tratar o possível intercâmbio de docentes e discentes, a ENSP recebeu a pesquisadora americana Kristie Ebi, representante da UW. O encontro teve a presença do vice-diretor de Escola de Governo, Frederico Peres, da assessora de Cooperação Internacional, Ana Laura Brandão, e ainda de integrantes do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz (Cris). A previsão é que no mês de novembro os integrantes da Escola assinem o convênio oficial em Washington.  
 
Além da presença de membros da ENSP, a visita teve participação de pesquisadores de outras unidades da Fiocruz que podem integrar a cooperação, como o Instituto Nacional de Infectologia (INI) e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (ICICT), ambos da Fiocruz. 
 
Escola traça acordo com Universidade de Washington
 
A ENSP apresentou sua estrutura e cursos à pesquisadora da Universidade de Washington, Kristie, que também expôs a organização de sua instituição e falou sobre os temas de interesses para cooperação. Ela comentou ainda a possibilidade de financiamento para alunos de sua universidade virem ao Brasil para intercâmbio entre as instituições.  
 
Durante a visita, houve ainda uma apresentação do coordenador-geral do Cris/Fiocruz, Paulo Buss, que indicou alguns institutos da Fundação para possíveis colaborações. Ele e Kristie fizeram também a identificação prévia de alguns pesquisadores, dos quais as linhas de atuação interessam. Entre eles estão Frederico Peres e Sandra Hacon, da ENSP; e Guilherme Franco Neto, Cristovão Buarque e Ulisses Confalonieri, de outras unidades da Fundação. 
 
Além dos pesquisadores já citados, a visita contou também com a presença de Juliana Bastos e Luis Pedro Stauffer, ambos integrantes da ACI/ENSP; e Jose Roberto Ferreira, Lucia Marques e Regina Ungerer, do Cris/Fiocruz. A reunião com a pesquisadora americana foi realizada no Cris/Fiocruz. Ela visitou ainda a ENSP e o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana departamento da Escola.
 
*Foto: arquivo ACI/ENSP

Seções Relacionadas:
Ensino ENSP Internacional Pesquisa

Nenhum comentário para: Escola traça acordo com Universidade de Washington