Busca do site
menu

Lancet: comissão de medicamentos dialoga com países da América Latina

ícone facebook
Publicado em:22/10/2015
Lancet: comissão de medicamentos dialoga com países da América LatinaVeronika Wirtz, pesquisadora da Universidade de Boston (EUA) e uma das organizadoras da Comissão Lancet de Medicamentos Essenciais - que reúne especialistas de diversos países para analisar os avanços, os principais problemas e traçar uma agenda de prioridades na área de medicamentos -, fará uma apresentação, via webinar, no dia 23 de outubro, às 14 horas. A exposição tem o propósito de facilitar o diálogo com os profissionais da América do Sul e América Latina, além de apresentar o progresso das ações da Comissão. A pesquisadora Vera Lúcia Luiza, do departamento de Política de Medicamento e Assistência Farmacêutica da ENSP (NAF/ENSP), é a única representante do continente entre os especialistas. A iniciativa é uma organização conjunta do NAF/ENSP com o ISAGS.

The Lancet Commission on Essential Medicines Policies (nome original em inglês) visa confirmar a relevância e a necessidade crucial de políticas abrangentes de medicamentos essenciais para atingir os objetivos de saúde global e de desenvolvimento sustentável, cobertura de saúde universal e formular recomendações de políticas sobre medicamentos essenciais globais para as próximas duas décadas. 
 
A necessidade de envolver a América Latina nas discussões sobre o campo já fora alertada pela pesquisadora do NAF/ENSP em março deste ano, ocasião em que participou do encontro presencial com técnicos e editores do Lancet para discutir o escopo do relatório e identificar as principais realizações e desafios da área. “Países de baixa e média renda são os principais alvos e sujeitos da discussão sobre o acesso a medicamentos, mas o número de representantes na comitiva ainda é reduzido. Queremos possibilitar a captura de vozes para não sermos olhados apenas por uma lente externa”, alertou.
 
A agenda do dia 23 de outubro terá apresentação de Tomás Pippo, representante da Unasul, que falará sobre as conquistas e desafios do acesso a medicamentos na América do Sul e América Latina. Na palestra seguinte, Veronika Wirtz, organizadora da Comissão Lancet, destacará a proposta do relatório Lancet sobre Medicamentos Essenciais. O debate será moderado pelo vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Jorge Bermudez, e pela pesquisadora do departamento de Política de Medicamento e Assistência Farmacêutica da ENSP (NAF/ENSP) e membro da Comissão Lancet, Vera Lúcia Luiza.
 
Na ENSP, haverá transmissão na sala 1 do salão internacional. Para acessar o webinar, basta clicar em http://webconf 2.rnp.br/fiocruz_cinco. Selecione “Entrar como convidado”. No campo “Nome”, especifique o nome, a instituição e o país (ex: Vera; ENSP, Brasil). Não há necessidade de fazer qualquer instalação. Basta seguir as instruções na tela.
 
O Relatório Lancet de Medicamentos Essenciais deverá ser publicado no final de 2015 – 30 anos após a Conferência de Nairóbi sobre o Uso Racional de Medicamentos.
 
Lancet: comissão de medicamentos dialoga com países da América Latina


Nenhum comentário para: Lancet: comissão de medicamentos dialoga com países da América Latina