Busca do site
menu

ENSP recebe comitiva francesa para fortalecer cooperação

ícone facebook
Publicado em:15/10/2015
A ENSP recebeu recentemente uma comissão da Escola de Altos Estudos em Saúde Pública da França (EHESP, na sigla em francês). A visita teve como objetivo principal fortalecer o intercâmbio entre as instituições e seus alunos, e dar continuidade a cooperações estabelecidas anteriormente. Entre os assuntos tratados na reunião estavam a troca de experiências; o modelo de formação de ambas as escolas; e a busca de novas áreas para possíveis colaborações, sendo uma das perspectivas a educação a distância, sistema no qual a ENSP/Fiocruz tem grande expertise acumulada. 
 
Durante a visita, ocorreu uma apresentação da EHESP sobre a missões da escola, suas prioridades e as ambições internacionais do plano estratégico 2014-2018, seus departamentos de pesquisa e a formação da EHESP. A Escola francesa apontou ainda o interesse em divulgar o modelo de formação da escola brasileira. Os convidados internacionais também quiseram conhecer o Programa de Mestrado Profissional em Trabalho Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais, financiado pelo Ministério da Saúde, que, na ocasião, foi apresentado pelo seu coordenador, o pesquisador do Centro de Estudo em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Ary Miranda. 
 
ENSP recebe comitiva francesa para fortalecer cooperação
 
O diretor da EHESP, Laurent Chambaud, demonstrou grande interesse em desenvolver o modelo de ensino não presencial na sua instituição. A Educação a Distância da ENSP/Fiocruz se constituiu como uma estratégia de implementação das políticas públicas de saúde, pois possibilitam a formação de qualidade em escala e a incorporação do processo de trabalho ao processo pedagógico. Além disso, a EAD/ENSP tem mais de 15 anos de atuação.  
 
Além do diretor, a comitiva francesa também contou com a presença do vice-diretor de pesquisa da EHESP, Bernard Jégou, e a coordenadora de Relações Internacionais da Escola, Régine Ducos. Pela ENSP, entre os participantes da reunião estavam o diretor da Escola, Hermano Castro; o vice-diretor de Escola de Governo, Frederico Peres; a assessora de Cooperação Internacional da Escola (ACI), Ana Laura Brandão; os pesquisador do Departamento de Administração e Planejamento Francisco Braga, Marilene Castilho Sá e Monica Martins; o pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental Paulo Barrocas; Ary Miranda, já citado acima; e Juliana Bastos e Luis Pedro Stauffer, ambos integrantes da ACI. 
 
O coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz, Paulo Buss; Cristiane Quental (Cris/Fiocruz); o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gastão Wagner; e o coordenador da Revista Radis, Rogério Lannes também estiveram no evento. 
 
A delegação francesa realizou ainda uma visita ao Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) e conheceu os serviços ambulatoriais e laboratoriais da ENSP que lá funcionam.
 
Foto: Acervo pessoal ACI/ENSP

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Radis

Nenhum comentário para: ENSP recebe comitiva francesa para fortalecer cooperação