Busca do site
menu

Gestão, trabalho e cuidados em saúde na Ciência e Saúde Coletiva de outubro

ícone facebook
Publicado em:15/10/2015
Gestão, trabalho e cuidados em saúde na Ciência e Saúde Coletiva de outubroGestão, trabalho e cuidados em saúde é o tema da edição de outubro da Revista Ciência & Saúde Coletiva (vol.20 no.10) - já disponível na Base de dados do Scielo. Este número temático, totalmente dedicado às práticas em saúde, trata da gestão, das formas de trabalho e da prestação de serviços na área. O volume também destaca a contribuição das Conferências Nacionais na definição das políticas do setor, do financiamento, da ação intersetorial, da formação dos profissionais, dentre outros. A Revista apresenta diversos artigos de pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Confira.
 
O editorial, escrito pelo Prof. Gilles Dussault, aprofunda o que ele denomina "a ligação que falta no caminho da cobertura universal de saúde: a gestão". O autor comenta que os incentivos financeiros por si só não atraem trabalhadores para áreas difíceis se não houver disponibilidade de infraestrutura adequada e de equipamentos, boa supervisão e oportunidade para o desenvolvimento profissional, apoio para moradia e para educação das crianças e trabalho para o cônjuge, no caso dos profissionais. E do ponto de vista da população, ressalta que os serviços sejam prestados a uma distância razoável de onde moram os usuários e que os profissionais sejam qualificados em relação ao quadro de saúde local. 
 
Artigos temáticos de pesquisadores da ENSP/Fiocruz:
 
No artigo Programa “Farmácia Popular do Brasil”: caracterização e evolução entre 2004-2012, o pesquisador do Departamento de Política de Medicamento e Assistência Farmacêutica da ENSP Rondineli Mendes da Silva e Rosangela Caetano, do Instituto de Medicina Social, descrevem a organização e a expansão do PFPB, além de examinarem o comportamento dos valores de referência (VR) dos medicamentos pagos pelo governo, entre 2004-2012. 
 
A doutoranda em Saúde Pública da ENSP Delba Machado Barros e a pesquisadora Luciana Dias de Lima, em Orçamento público, região e financiamento em saúde: rendas do petróleo e desigualdades entre municípios, analisam a importância das compensações financeiras – royalties e participação especial – para o financiamento municipal da saúde na região Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro, que é responsável por mais de 70% do petróleo produzido no Brasil.
 
O artigo Desigualdades sociais, políticas de saúde e formação de médicos, enfermeiros e dentistas no Brasil e em Portugal analisa a produção do conhecimento científico sobre desigualdades sociais em saúde e discute sua relação com as políticas de formação de dentistas, enfermeiros e médicos no Brasil e em Portugal. O trabalho é de autoria dos pesquisadores Isabel Maria Rodrigues Craveiro, Ana Paula Cavalcante de Oliveira e Gilles Dussault, da Universidade Nova de Lisboa, e Virginia Alonso Hortale, da ENSP/Fiocruz.

O artigo Avaliabilidade do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB): desafios para gestão do trabalho, dos pesquisadores da ENSP Catia Martins Oliveira, Marly Marques da Cruz, Solange Kanso, Ana Cristina Reis, Antônio Lima, Raquel Maria Cardoso Torres, Aline Leal Gonçalves, Silvia Cristina de Carvalho e Victor Grabois apresenta os resultados do estudo de avaliabilidade do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica criado pelo Ministério da Saúde, em 2011.
 
Analisar a implantação dos Colegiados Gestores (CGs) e Unidades de Produção (UPs) em um hospital do Rio de Janeiro, na perspectiva do discurso dos atores responsáveis por esse processo, focalizando a problemática da autonomia dos sujeitos implicados na produção do cuidado é o objetivo do artigo Entre “feudos” e cogestão: paradoxos da autonomia em uma experiência de democratização da gestão no âmbito hospitalar, assinado pelos pesquisadores Atila Mendes da Silva, Marilene de Castilho Sá e Lilian Miranda, da ENSP/Fiocruz.
 
Considerações sobre a acessibilidade nos Centros de Atenção Psicossocial no Brasil analisa a implantação dos serviços comunitários no contexto regional e descreve o padrão de acesso aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II) no Estado do Rio de Janeiro na atual década. O artigo é dos pesquisadores Nilson do Rosário Costa e Paulo Roberto Fagundes da Silva,da ENSP, e Suzane Gattass de Paula Corrêa, da Secretaria de Estado de Saúde do RJ.
 
Os pesquisadores Ana Lucia de Moura Pontes, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Sergio Rego, da ENSP/Fiocruz, e Luiza Garnelo, do Instituto de Pesquisa Leônidas e Maria Deane, em O modelo de atenção diferenciada nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas: reflexões a partir do Alto Rio Negro/AM, Brasil, analisaram a implementação do modelo de atenção da Política Nacional de Saúde Indígena (Pnaspi) no Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Negro sob três perspectivas: formulação da diretriz; itinerários terapêuticos em aldeias indígenas; atuação dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS).
 
Na seção Construtores da Saúde Coletiva, Lenira Zancan (ENSP/Fiocruz) e Álvaro Hideyoshi Matida (Cris/Fiocruz) reflem sobre a contribuição de Joaquim Alberto Cardoso de Melo (19361993) ao campo da Saúde Coletiva relacionando sua trajetória de vida e sua produção científica com questões em seu tempo e que permanecem em debate na atualidade.
 
A seção resenhas traz texto das pesquisadoras Claudia Cristina Aguiar Pereira (ENSP/Fiocruz) e Carla Jorge Machado (UFMG) sobre os conceitos e aplicações da Telessaúde no Brasil.
 

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Gestão, trabalho e cuidados em saúde na Ciência e Saúde Coletiva de outubro