Busca do site
menu

LabMep/ENSP oferece formação continuada a profissionais da atenção básica: inscrições até 5/11

ícone facebook
Publicado em:29/10/2015
LabMep/ENSP oferece formação continuada a profissionais da atenção básica: inscrições até 5/11O Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos, da Escola Nacional de Saúde Pública (LabMep/ENSP/Fiocruz), está com inscrições abertas para o curso de Formação Continuada em Vigilância em Saúde para a Atenção Básica, destinado aos profissionais de saúde da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde do município de Itaboraí/RJ e São Gonçalo/RJ. O curso, concebido a partir da atuação do LabMep/ENSP na área de abrangência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), é fruto da parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e as secretarias municipais de saúde de Itaboraí e São Gonçalo. As inscrições estão abertas até 5 de novembro. Os pesquisadores Luciano Toledo e Jussara Angelo coordenam a iniciativa.
 
A coordenação informa que os demais municípios da Região Leste do estado do Rio de Janeiro presentes na área de abrangência do Comperj serão contemplados em editais previstos para o ano de 2016. A formação tem carga horária de 120 horas, sendo 96 horas presenciais, e 24 horas à distância. A duração prevista é de 4 meses. Trata-se de um curso voltado para nível médio e nível superior. 
 
Atuação do Laboratório de Monitoramento de Grandes Empreendimentos
 
Destaca-se que, desde 2008, o LabMep desenvolve projetos de pesquisa e monitoramento epidemiológico em áreas de influência de empreendimentos de grande porte e com impactos socioeconômicos e ambientais. Entre as atividades desenvolvidas por este Laboratório, destaca-se a qualificação contínua dos profissionais das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social dos municípios monitorados. Foram realizadas qualificações em nível de cursos de capacitação em temáticas específicas, um curso de Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde, com a formação de duas turmas, e um curso de Especialização em Gestão da Atenção Básica e Promoção do Desenvolvimento Social, com a formação de uma turma. 
 
As experiências pregressas do grupo justificam a relevância em desenvolver um projeto de formação continuada dos profissionais que atuam nas ações de Vigilância em Saúde no âmbito da Atenção Básica. “Essas experiências ressaltam a importância do desenvolvimento do trabalho em parceria com os municípios para o reconhecimento de áreas e populações mais vulneráveis. Nesse sentido, a equipe coordenadora do curso espera que esta formação, alinhando teoria e prática, promova a qualificação de lideranças técnicas municipais, e integre as diferentes áreas envolvidas na vigilância em saúde e na Atenção Básica. Buscamos fomentar a discussão e proposição de soluções para os complexos problemas de saúde emergentes no atual cenário sanitário”, destacaram os pesquisadores Luciano e Jussara. 
 
Durante o ano de 2016, serão oferecidas sete turmas divididas para os municípios pertencentes da Região Leste do Estado do Rio de Janeiro, área de abrangência do Comperj: Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Tanguá e Rio Bonito, Nova Friburgo e Teresópolis, Araruama, Saquarema e Maricá, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Magé. 

 

LabMep/ENSP oferece formação continuada a profissionais da atenção básica: inscrições até 5/11
 

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: LabMep/ENSP oferece formação continuada a profissionais da atenção básica: inscrições até 5/11