Busca do site
menu

Parlamentar inglês e líder da Frente Parlamentar Global de TB visitam a Rocinha

ícone facebook
Publicado em:08/10/2015
Parlamentar inglês e líder da Frente Parlamentar Global de TB visitam a RocinhaO secretário executivo da Parceria Brasileira Contra a Tuberculose e coordenador do Observatório Tuberculose Brasil - desenvolvido no âmbito do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da ENSP -, Carlos Basilia, e a fundadora e presidente do Grupo de Apoio aos Pacientes e Ex-pacientes de Tuberculose da Rocinha (Gaexpa), Rita Smith, acompanharam, na terça-feira, 06/10, em visita à comunidade da Rocinha, o representante do Global TB Caucus, Matt Oliver, e o deputado britânico Nick Herbert, co-presidente do grupo parlamentar do Reino Unido All Party on Global Tuberculosis. 
 
A visita foi motivada pelo interesse do parlamentar inglês conhecer uma comunidade com alta incidência da doença, um serviço público de saúde, as condições de vida das pessoas afetadas pela tuberculose, além das ações promovidas pela sociedade civil, ONGs e grupos comunitários.  
 
No roteiro da visita guiado por Rita Smith, que contou sobre os projetos desenvolvidos pelo GAEXPA, constou uma entrevista com uma jovem mãe de dois filhos. Usuária de drogas e desempregada, narrou ter levado um ano como sintomática respiratória até conseguir o diagnóstico e dar início ao tratamento da TB. Ela também descreveu o preconceito e a discriminação que sofre por ter a doença.
 
Após uma breve parada para um lanche, o grupo se dirigiu ao Centro Municipal de Saúde (CMS) Dr. Albert Sabin, uma clínica da família que atende os moradores desde os anos 80. No local, foram recebidos cordialmente pela diretora do centro a enfermeira, Maria Helena Carneiro de Carvalho, que fez uma explanação sobre a estrutura, os serviços prestados pela unidade e a situação da tuberculose na região.
 
Ao encerrar a visita já no final do dia, Nick Herbert agradeceu pela oportunidade de poder conhecer de tão perto uma realidade social tão diversificada e complexa como a Rocinha, dizendo ter sido uma experiência intensa, rica e inesquecível. Afirmou também que a situação da Rocinha o ajudaria em sua atuação como parlamentar e liderança da Frente Parlamentar Global de Enfrentamento à Tuberculose. http://www.globaltbcaucus.org/
 
Tuberculose na Rocinha
 
Favela localizada na zona sul do Rio de Janeiro e com mais de 100.000 moradores, a Rocinha é apontada por especialistas como um dos principais focos de tuberculose de todo o país: a partir dos casos registrados pela Prefeitura do Rio, possui uma taxa de incidência de 372 casos por 100.000 habitantes, ou seja, 11 vezes mais alta que a média nacional. Em 2014, o país registrou 68.467 casos (33,8 por 100.000 habitantes), o que o colocou na 17ª posição entre os 22 países que concentram 80% dos casos de tuberculose do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
Personagem conhecida na comunidade e militante na luta contra a tuberculose, Rita Smith já foi tema de publicação da SOPTERJ. Intitulado "A face humana da tuberculose", um livro que conta a trajetória Sociedade de Tisiologia e Pneumologia do Estado do Rio de Janeiro desta ex-agente comunitária. Rita começou a luta comunitária ainda criança. Ex-paciente, ela contraiu o bacilo pelo convívio com a mãe, que morreu da doença. Começou e abandonou o tratamento, chegou a pesar 31 quilos, mas conseguiu escapar da morte. Hoje, dedica sua vida aos pacientes de tuberculose, através do Gaexpa, entidade que fundou e ainda preside. Graças ao seu empenho para, como ela mesmo define, "ver muita gente sorrir", trabalho que lhe rendeu uma homenagem da OMS e a realização de um documentário Doenças Negligenciadas — Tuberculose tem cura, da cineasta Ieda Rozenfeld, produzido pela Fiocruz.

Parlamentar inglês e líder da Frente Parlamentar Global de TB visitam a Rocinha
 
Fonte: Observatório Tuberculose Brasil (ENSP/Fiocruz)
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Parlamentar inglês e líder da Frente Parlamentar Global de TB visitam a Rocinha