Busca do site
menu

PPGBIOS passa a integrar cátedra Unesco de bioética

ícone facebook
Publicado em:07/10/2015
<i>Isabela Schincariol</i>
 
O Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), desenvolvido pela ENSP em associação ampla com a UFRJ, UFF e Uerj, acaba de dar mais um passo em direção à pesquisa e à integração internacional. A partir de agora, o PPGBIOS faz parte da International Network of the Unesco Chair in Bioethics, do Centro Internacional de Saúde, Direito e Ética da Universidade de Israel (Haifa). A sua criação tem como objetivo estimular uma rede internacional de instituições de formação em nível superior e pós-graduação, que fomente o ensino da ética médica em um programa de ponta em países desenvolvidos e em desenvolvimento, e fortaleça a pesquisa nessa área. A Unidade Rio de Janeiro - Brasil foi estabelecida na ENSP em setembro de 2015.
 
PPGBIOS passa a integrar cátedra Unesco de bioética
 
Segundo o coordenador-geral do PPGBIOS e pesquisador de Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Sergio Rego, existem atualmente 58 unidades dessa rede, distribuídas em todos os continentes, em 45 países. No Brasil, já havia sido estabelecida uma unidade da Rede, cuja sede fica na Universidade de São Paulo (USP). “A unidade criada no Rio de Janeiro segue o mesmo princípio norteado na criação do PPGBIOS - a integração de diversas instituições em um trabalho colaborativo. Pretendemos levar essa experiência para a Network”, disse ele, entusiasmado.
 
Sergio explicou ainda que a Rede Internacional da Cátedra em Bioética da Unesco, na Haifa, possui também um Fórum Internacional de Professores de Bioética. Segundo ele, este Fórum, que se reúne nos eventos da Network, busca promover e avançar o estudo, discussão e o ensino da bioética, ética e direito médico. Para tanto, procura intensificar sinergias e cooperações entre os membros, facilitando a troca de experiências e informações de programas e projetos; desenvolvendo e distribuindo material educacional; organizando eventos; e estimulando a compilação, publicação e tradução de materiais profissionais. 
 
A discussão para a criação da Cátedra em Bioética da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco, na sigla em inglês) se deu na ocasião da I Conferência Internacional sobre Educação Ética, em Israel, em 2000. No ano seguinte, em 24 de junho de 2001, um acordo assinado pelo Diretor Geral da Unesco e o reitor da Universidade de Haifa estabeleceu a criação da Cátedra Unesco em Bioética, no Centro Internacional de Saúde, Direito e Ética da Universidade de Haifa.

Seções Relacionadas:
Ensino ENSP Internacional

Nenhum comentário para: PPGBIOS passa a integrar cátedra Unesco de bioética