Busca do site
menu

Conselho Deliberativo ENSP ratifica posição de manter Escola fechada até 9/10

ícone facebook
Publicado em:06/10/2015
Conselho Deliberativo ENSP ratifica posição de manter Escola fechada até 9/10Na última sexta-feira (2/10), constatou-se contaminação de toda a água do prédio principal da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) em razão de vazamento de esgoto nos reservatórios que abastecem o local. Na ocasião, descobriu-se que diversos profissionais da instituição adoeceram. Após suspender as atividades nesse dia, a Direção solicitou que equipes da Diretoria de Administração do Campus (Dirac/Fiocruz) tomassem as medidas cabíveis para limpeza dos reservatórios. Ao longo do fim de semana, a Dirac realizou os procedimentos necessários para a purificação da água, a fim de que as atividades retornassem ao normal na ENSP na segunda-feira (5/10).
 
A Dirac/Fiocruz disponibilizou o Laudo de Análise 3535.1P.0/2015, emitido pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), que atesta o resultado negativo para a contaminação da água em um dos dois reservatórios da Escola (o outro segue interditado para obras). O documento também informa que a empresa Interágua, prestadora de serviços para a Dirac/Fiocruz, executou a higienização de acordo com os itens discriminados:
 
- esgotaram-se toda a água e lama existentes nos reservatórios com o auxílio de bomba submersa;         
- as paredes, os pisos e os tetos dos reservatórios foram limpos por intermédio de máquinas de jateamento de água sob pressão;
- após a retirada de toda água resultante do jateamento, efetuou-se enxugamento para que fosse feita uma vistoria geral por um supervisor da empresa, que anotou todas as irregularidades;
- usou-se solução de hipoclorito de sódio para a desinfecção de paredes, pisos e tetos, com posterior enxugamento e esgotamento de toda a água do enxágue;        
- por último, realizou-se reenchimento com água potável e adição de 10 ml de hipoclorito de sódio para cada metro cúbico de capacidade do reservatório, para a desinfecção final.    
 
A Direção da Escola, amparada por profissionais do Serviço de Infraestrutura e técnicos do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental, compreendeu, em reunião na segunda-feira (5/10), que os procedimentos adotados para solucionar tal contaminação não estavam em conformidade com os protocolos estabelecidos no Manual de Limpeza e Desinfecção de Reservatório de Água (MN-353.R-0), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), uma vez que higienização e desinfecção são dois procedimentos completamente distintos. Assim, são necessárias novas intervenções que implicam a não liberação da utilização da água e que, segundo estimativas preliminares, demandarão pelo menos mais três dias de suspensão das atividades. A Dirac/Fiocruz executou, na terça-feira (6/10), novos procedimentos de descontaminação do reservatório e da caixa d’água da Escola seguindo os protocolos adotados pelo Inea.
 
Além disso, todos os 30 purificadores de água para consumo humano do prédio deverão passar por manutenção, sendo necessária a troca dos filtros. A instituição deverá recebê-los na próxima quarta-feira e necessitará de mais um dia útil para instalá-los, procedimento que só poderá ser executado quando a água estiver própria para uso.
 
Ainda que as análises realizadas até o momento tenham dado negativo para contaminação por bactéria nos reservatórios, é necessário garantir que todo o sistema do prédio Ernani Braga (reservatório inferior, reservatório superior, barriletes, ramais, sub-ramais, além de todos os pontos de saída de água da edificação) esteja desinfetado conforme determina a norma do Inea. Novas análises estão sendo solicitadas às equipes dos Departamentos de Saneamento e Saúde Ambiental e Ciências Biológicas para que, efetivamente, comprove-se que a água esteja própria para consumo e manuseio.
 
É importante ressaltar que somos uma Escola de Saúde Pública primando sempre pelo melhor que a saúde tem a oferecer. Além de prestarmos serviço de assistência, não é possível admitir que um evento com essa magnitude e potencial risco sanitário seja negligenciado sem a adoção do correspondente protocolo e sem que haja um laudo formalizado e assinado por um responsável técnico descrevendo os procedimentos normatizados adotados, dando segurança para que a instituição volte a funcionar normalmente. 
 
Neste sentido, o Conselho Deliberativo ENSP, reunido nesta terça-feira (6/10), entende que as atividades no prédio Ernani Braga continuem suspensas até sexta-feira (9/10) para que o problema seja solucionado. As atividades da Escola ocorrem normalmente nos anexos do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (prédio Primeiro de Maio), na Expansão da Fiocruz, prédio do antigo Politécnico, no prédio Joaquim Alberto Cardoso de Melo e no Centro de Referência Prof. Hélio Fraga.
 
As atividades de apoio na Escola seguem em regime de plantão, com revezamento das equipes. Todas as bancas dos programas de pós-graduação stricto sensu foram remanejadas e garantidas. As aulas também estão sendo realocadas nos espaços da Fiocruz, contando com a colaboração de nossos parceiros, bem como dos docentes que se engajaram na busca dos espaços.

Seções Relacionadas:
Aviso

Nenhum comentário para: Conselho Deliberativo ENSP ratifica posição de manter Escola fechada até 9/10